Quem tem alguma pendência com a Justiça Eleitoral ou precisa fazer alguma alteração no título de eleitor tem três dias para resolver o problema e poder votar em outubro. O prazo termina às 19 horas desta quarta-feira. Para atender os joinvilenses, o cartório eleitoral ficará aberto das 9 até as 19 horas.
Continua depois da publicidade
O plantão de fim de semana da Justiça Eleitoral serviu para muita gente regularizar o título de eleitor. Sem tempo livre durante a semana, Rogério de Freitas, 28 anos, a mulher Ester de Freiras, 28, e a irmã dela, Marili dos Santos, 32, aproveitaram a tarde de domingo para fazer transferência do título. Eles e mais cerca de 1,4 mil pessoas foram atendidas em Joinville no plantão de fim de semana.
– Se não fossem esses plantões, íamos continuar sem regularizar nossa situação. Melhor pegar essa fila, mas deixar tudo certinho-, diz Rogério, que trabalha com distribuição de gesso.
Continua depois da publicidade
Há dois anos, ele, a mulher e a irmã dela se mudaram de General Carneiro, no interior do Paraná, para Joinville. Agora, decidiram acertar a situação no cartório eleitoral.
Para aqueles que ainda não regularizaram o título, os plantões nos cartórios do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) vão até quarta-feira. Até lá, as centrais de atendimento ao eleitor, 26 espalhadas por todo o Estado, estarão funcionando em regime de plantão.
Além da transferência e da revisão de dados, o prazo vale também para os jovens que irão fazer o primeiro título de eleitor. Para os adolescentes com mais de 16 anos, o voto é facultativo, mas para quem tem 18 anos, a participação nas eleições é obrigatória.
Continua depois da publicidade
Os eleitores que estiverem com o título cancelado ou suspenso também devem acertar as contas até quarta, caso contrário, não poderão votar. Quem não votou ou ainda não justificou o voto nas últimas três eleições, precisa comparecer a um cartório eleitoral e pagar uma taxa de R$ 3,51 por turno de eleição. A regularização é feita na hora.
Aqueles que precisam requerer a segunda via do título, sem qualquer alteração no documento, têm prazo até 27 de setembro, dez dias antes das eleições. Desde 1º de janeiro deste ano, os cartórios eleitorais de Santa Catarina receberam requerimentos de 114.630 alistamentos (emissões do 1º título), 87.505 transferências, 45.381 revisões de dados e 762 emissões de segunda via, o que representa 248.278 operações com título.
Mais informações no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRESC): www.tre-sc.gov.br.
Não deixe para cima da hora
Para evitar filas e contratempos, a orientação da Justiça Eleitoral é para que as pessoas não deixem para regularizar a situação na última hora. Tatiana Ré Langaro, chefe da 96ª Zona Eleitoral de Joinville, orienta que quem for acertar as pendências o faça o quanto antes.
Continua depois da publicidade
– Pedimos para que as pessoas venham antes do prazo final para evitar a formação de filas. Se possível, busquem horários alternativos, como o meio da manhã ou da tarde-, diz.
Renata Fávere, assessora-chefe da corregedoria do TRE-SC, também enfatiza o pedido para que as pessoas acertem sua situação o mais cedo possível.
– Disponibilizamos pessoal e horários alternativos para aqueles que estudam e trabalham, mas é importante que o eleitor compareça antes do final do prazo-, diz.
Continua depois da publicidade
Agendamento online
Caso o eleitor não tenha muito tempo para ficar no cartório eleitoral e não deseje enfrentar filas, há possibilidade de solicitar a inscrição ou a transferência pela internet. Ou seja, passar por um pré-atendimento.
O eleitor pode marcar a consulta por meio do “Título Net”, programa da Justiça Eleitoral que permite a marcação da data online para o atendimento no cartório eleitoral.
Mas é bom ficar atento. O protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento é emitido para agilizar o atendimento na unidade.
Continua depois da publicidade