Começa nesta terça, dia 12, na África do Sul, o prazo de realização da quinta etapa do ASP Fosters World Championship Tour (WCT) 2004 – a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional. Oito brasileiros estão inscritos para o Billabong Pro, que será realizado nas longas direitas da praia de Supertubes, em Jeffreys Bay. Disputada na fria região de Eastern Cape, a etapa tem prazo até o dia 23 para ser encerrada.
Continua depois da publicidade
Dos 48 surfistas que participam do Billabong Pro, três serão definidos nas triagens, cujo início está previsto para esta terça. A etapa classificatória vai reunir atletas da África do Sul, principalmente.
Entre os oito brasileiros, Guilherme Herdy (RJ) e Paulo Moura (PE) são os mais bem colocados no ranking do WCT 2004. Ambos têm 2280 pontos e dividem o 13º lugar. O catarinense Neco Padaratz, incluído na terceira bateria, será o primeiro atleta do país a estrear. Neco é o 25º colocado no ranking, com 1848 pontos.
Já o líder do WCT 2004 após quatros etapas, o havaiano Andy Irons, busca o primeiro título na temporada e também o primeiro de sua carreira no Billabong Pro de Jeffreys Bay. Bicampeão mundial da divisão de elite, o havaiano venceu no domingo passado uma etapa do WQS, a divisão de acesso, realizada em Durban, também na África do Sul.
A organização do Billabong Pro anuncia transmissão ao vivo da competição pela internet. Serão três câmeras de vídeo, com locução em português do diretor regional da ASP South America Roberto Perdigão. A transmissão pode ser acompanhada pela página oficial da etapa na internet.
Continua depois da publicidade