O prazo para que os inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 peçam a reaplicação do exame termina às 23h59 desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. A solicitação pode ser feita em casos específicos de pessoas que faltaram ao primeiro ou segundo dia de provas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Entre os motivos aceitos como justificativa para a ausência e, dessa forma, para uma nova chance de fazer as provas, estão candidatos que perderam as provas por problemas logísticos na aplicação do exame ou por infecção por uma das doenças listadas no edital do exame, na semana anterior a um dos dois dias de provas.
O pedido de reaplicação do exame deve ser feito na Página do Participante do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coordenador do Enem.
As provas irão ocorrer nos dias 10 e 11 de dezembro, no caso dos candidatos que faltaram e que tiverem seus pedidos deferidos pelo Inep.
Continua depois da publicidade
Situações de reaplicação da prova do Enem
Entre as doenças listadas no edital que impossibilitam o estudante a comparecer ao local de prova estão:
- tuberculose;
- coqueluche;
- difteria;
- doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- doença meningocócica e outras meningites;
- varíola;
- varíola dos macacos (monkeypox);
- influenza humana A e B;
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola;
- varicel;
- covid-19.
Problemas de infraestrutura e logística também são considerados para a reaplicação do exame, como:
- desastres naturais;
- comprometimento da infraestrutura do local;
- falta de energia elétrica no local de prova, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;
- erro de execução de procedimentos de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante antes ou durante a prova.
O que não está incluído
Caso o candidato tenha faltado a qualquer um dos domingos do Enem por motivos que não se enquadram no edital do exame, ele não tem direito à reaplicação do exame. Assim, ele será considerado ausente e as notas da prova realizada, caso houver, servirão apenas para autoavaliação.
Continua depois da publicidade
Ainda, nos casos em que o participante teve que deixar a prova sem concluir o exame, seja por problemas de saúde ou outras questões, a reaplicação não poderá ser solicitada.
O pedido de reaplicação passará por aprovação ou reprovação, que poderá ser consultada na Página do Participante, em prazo não divulgado.
Como será a reaplicação das provas do Enem
As provas nos dias 10 e 11 de dezembro também terão 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática).
As questões e o tema da dissertação-argumentativa serão diferentes das provas já aplicadas para garantir a equidade na concorrência entre os candidatos.
Continua depois da publicidade
No dia 10 de dezembro, a reaplicação será da prova de redação e das questões objetivas de Linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
No segundo dia de reaplicação, 11 de dezembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.
As notas finais do Enem 2024 serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025, tanto da aplicação regular das provas, como da reaplicação do exame.
*Com informações de Agência Brasil
Leia também
Inep antecipa divulgação dos gabaritos do Enem 2024
Segundo dia do Enem 2024 tem a menor taxa de abstenção dos últimos anos