O prazo para solicitar o voto em trânsito para quem pretende estar fora do seu domicílio eleitoral nas Eleições 2022 termina nesta quinta-feira (18). A data também determina o fim do período para solicitação de seções adaptadas para quem tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O voto em trânsito só é permitido em capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Podem fazer o pedido cidadãos que estiverem com o título eleitoral em situação regular, isto é, sem pendências com a Justiça Eleitoral, como multas ou ausências não justificadas em pleitos anteriores.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Como solicitar
Para solicitar, é necessário ir até um Cartório Eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. As solicitações só são feitas por meio de atendimento presencial. É possível pedir o voto em trânsito para um turno ou dois. O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para 2 de outubro. Em caso de segundo turno, os eleitores retornam às urnas em 30 de outubro.
Continua depois da publicidade
Para as eleições 2022, que definirão os cargos de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, existem duas possibilidades de voto em trânsito:
- Quem estiver dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para todos os cargos
- Quem estiver em outro estado poderá votar apenas para o cargo de presidente
Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no vídeo
Leia também
Florianópolis antecipa chegada do sinal 5G a SC; veja a data
Candidato de SC está entre os cinco mais ricos do Brasil
Após cobrir nomes de Lula e Bolsonaro, Museu Histórico Nacional volta atrás