Quem não justificou o voto, pela ausência nas eleições 2010, tem até a quinta-feira para regularizar a situação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois do prazo, o eleitor deverá pagar multa de R$ 3.
Continua depois da publicidade
Para justificar, basta procurar um dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor munido do título e preencher o requerimento da justificativa. O formulário pode ser impresso por meio dos sites do TSE ou nos tribunais regionais de cada Estado.
No preenchimento, devem ser informados o nome completo do eleitor, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação.
Junto ao formulário, deve ser anexada cópia de documento oficial que comprove a identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas. Quem estava no exterior e não se apresentou para escolher o presidente tem 30 dias, após o retorno ao Brasil, para justificar a ausência.
Continua depois da publicidade
Até a segunda-feira, o TSE registrou 10.179.201 justificativas de eleitores que não compareceram no segundo turno das eleições 2010.