A secretaria de Educação de Jaraguá do Sul tem dois principais desafios para 2015, segundo o secretário de Educação, Elson Quil Cardozo: a climatização da rede municipal e a instalação de um computador e um retroprojetor em cada sala de aula.
Continua depois da publicidade
O prazo estipulado na licitação para a finalização das instalações dos aparelhos de ar condicionado é julho. Mas Cardozo acredita que, pelo ritmo dos trabalhos, há possibilidade de terminar as instalações até março. O investimento é de R$ 2 milhões.
– São 31 escolas e 28 centros de educação infantil. Estamos instalando, em média, duas unidades por semana. Mas é complicado, pois são instalações elétricas antigas que exigem mais trabalho – destaca.
Para garantir salas de aula com um computador e um retroprojetor, o município pretende investir cerca de R$ 1,3 milhão na compra e na manutenção de equipamentos. Segundo Cardozo, o recurso será municipal, porque assim é possível executar o processo mais rapidamente.
Continua depois da publicidade
– Queremos oferecer uma educação completa para os nossos alunos. Os equipamentos que foram orçados são de última geração, pois queremos que daqui dez anos ainda estejam sendo atualizados – destaca.
Ainda não há data ou prazo para o início do projeto. Mas Cardozo enfatiza que o objetivo é começar ainda neste ano.
Pais de alunos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Jaraguá do Sul devem ficar atentos às datas de volta às aulas. As atividades nas 31 unidades começam no dia 9 de fevereiro. Já os CMEIs retornaram na última quinta-feira em sistema de plantão para os antigos alunos. Para os novos integrantes, as atividades voltam ao normal a partir do dia 5 do próximo mês.
Continua depois da publicidade
Os professores das escolas voltam às atividades mais cedo, no dia 2 de fevereiro, para participar de uma capacitação. A partir desta data, os pais que desejam matricular ou transferir os filhos podem procurar a secretaria de cada instituição. Lembrando que é necessário levar comprovante de residência, documentos pessoais do aluno e dos pais e a carteira de vacinação das crianças.
Pais ainda podem tentar novas vagas
Em relação às matrículas da educação infantil, os 28 centros estão chamando os pais que se cadastraram em novembro do ano passado para preencher as vagas. Segundo a diretora de educação infantil, Miraci Solange Ribeiro Hahn, são cerca de 250 vagas para berçário um e 60 para as outras categorias.
Miraci ressalta que os pais que não conseguirem uma vaga devem comparecer a um CMEI amanhã. Para ampliar as chances de vaga, os pais podem efetivar a inscrição optando por cinco instituições, por ordem de preferência. As inscrições devem ser feitas das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas.
Continua depois da publicidade
– Essas inscrições ocorrem por ordem de chegada. Por isso, é importante chegar cedo – destaca Miraci.