Jovens do sexo masculino que completaram ou vão completar 18 anos em 2017 têm até esta sexta-feira para realizar o alistamento militar obrigatório. Todos os anos, aproximadamente 2 milhões de rapazes se alistam no Brasil e aproximadamente 100 mil são integrados temporariamente às Forças Armadas. O alistamento deve ser realizado na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima do domicílio do jovem ou pela internet.
Continua depois da publicidade
Quem não se alistar fica proibido de tirar o passaporte, ingressar no serviço público ou se matricular em qualquer instituição de ensino, incluindo universidades. O ausente também terá de pagar uma multa. Quem for recrutado este ano será incorporado às Forças Armadas em 2018. No processo de seleção, o jovem poderá indicar a sua preferência por Marinha, Aeronáutica ou Exército.
Para se alistar, o jovem precisa de um documento de identificação (opções: carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou carteira de motorista — se já completou 18 anos —), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.