A espera pelo atendimento do benefício de auxílio-doença chega a 111 dias nas agências do INSS no Vale do Itajaí. Na agência de Blumenau, onde fica a gerência executiva da região, a demanda é a maior para o serviço. Em teste feito pela reportagem do Santa no site da Previdência Social (www.previdenciasocial.gov.br), ontem à tarde, só foi possível marcar um atendimento para o dia 5 de outubro.

Continua depois da publicidade

Em janeiro, o tempo de espera era de 78 dias. Gerente regional do INSS, Marcos Flor garante que a prioridade para o auxílio doença está sendo concedida aos usuários que precisam fazer as perícias iniciais, quando o segurado solicita pela primeira vez o benefício.

Devido à demanda, para a prorrogação do benefício, as consultas levarão ainda mais tempo para serem agendadas. Nesse caso, os segurados continuarão a receber o benefício até que a data do agendamento seja cumprida.

O motivo principal pelo atraso é a falta de profissionais. Prometidos para abril deste ano, a agência ainda aguarda a chegada de reforços. Dos 10 servidores aprovados em concurso público – cinco médicos peritos e cinco técnicos administrativos -, apenas um técnico, destinado à vaga para portadores de necessidades especiais, está trabalhando.

Continua depois da publicidade

Um dos médicos foi nomeado, mas tem 15 dias por lei para começar a trabalhar. As outras quatro vagas para técnicos devem ser preenchidas a partir de julho. Segundo Flor, para as outras duas vagas de médicos, garantidas pelo concurso, os candidatos tiveram até sexta-feira para manifestar interesse em assumir o cargo.

Mas até o final da tarde de sexta, a gerência regional de Blumenau não havia sido informada da confirmação dos candidatos.

Leia a reportagem completa na edição impressa do Santa desta segunda-feira.