O secretário de Estado de Educação (SED-SC), Natalino Uggioni, pretende conversar com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, a fim de pedir para que o processo seletivo realizado pela pasta em 2017, que teria o prazo encerrado este ano, seja prorrogado por mais dois anos. Duas chamadas já foram feitas de aprovados no concurso público, sendo que a última foi assinada em janeiro deste ano, com a nomeação de 911 profissionais efetivos para a rede estadual de ensino.

Continua depois da publicidade

— Como temos a previsão de que, no ano que vem, alguns funcionários vão entrar para a inatividade, precisamos trabalhar com a perspectiva de recompormos o quadro. Levaremos isso para a decisão colegiada e à palavra final do governador — declarou o secretário, em entrevista à CBN Diário nesta segunda-feira (29).

São mais de 9,6 mil aprovados no processo. Porém, segundo o secretário, ainda não há como estabelecer a quantidade de novos convocados com a possível extensão do prazo. Esse número deverá ser confirmado até o final deste ano. De acordo com a SED, o quadro atual do magistério conta com 18.402 servidores efetivos ativos e 22.272 educadores ACTs, além de 454 funcionários do quadro civil.

Ouça a entrevista com o secretário Natalino Uggioni:

Novo programa

Continua depois da publicidade

No dia marcado pela volta às aulas na rede estadual de ensino em Santa Catarina, o governo formaliza a entrega de equipamentos de tecnologia para 1.071 unidades, dentro do programa Minha Nova Escola. A destinação e utilização desses itens serão divulgadas durante uma cerimônia nesta segunda, às 13h30min, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Entre os 16 mil equipamentos anunciados pelo governo, estão computadores e louças digitais, além de 171 gabinetes móveis de recarga para notebooks e tablets. A meta da Secretaria de Educação é de ter laboratórios para acesso a internet de banda larga e equipamentos de tecnologia disponível para alunos e professores em todas as unidades da rede.

— Esses equipamentos contemplam, entre outras ações, investimentos em inovação na sala de aula para que tenhamos nossas escolas instrumentalizadas para promover um melhor processo de ensino e aprendizagem — declarou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, como uma tentativa de aproximar os educadores do mundo dos jovens estudantes.

Ainda dentro do programa, está prevista a aquisição de ônibus escolares e acervo para as bibliotecas. Os recursos são do Estado e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Governo Federal, num total de R$ 1,2 bilhão. Este valor está previsto para ser utilizado no segundo semestre letivo. Até 2022, haverá novos investimentos a cada ano, segundo a secretaria.

Continua depois da publicidade

Já sobre as obras de infraestrutura, a pasta anuncia que se trata de uma ação continuada, com contratos de reforma para 292 unidades da rede estadual e outras 611 em processo de contratação, para que os trabalhos ocorram nos próximos anos.

*Colaborou Mateus Boaventura