Começa nesta terça-feira o prazo extra dado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) para regularização do cadastramento biométrico nas cidades catarinenses em que há obrigatoriedade — Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça. A oportunidade é para todos os eleitores que não fizeram o cadastro até o dia 22 de março, data oficial de encerramento da biometria.

Continua depois da publicidade

Com longas filas nos últimos dias da biometria, TRE-SC terá prazo extra para regularização

O novo prazo vai desta terça até o dia 15 de abril, com atendimento nos postos das 12h às 18h. O TRE explica que o título de eleitor de quem não fez o cadastramento no período inicial entrou numa listagem prévia, mas o cancelamento efetivamente demora até 15 dias para ocorrer, e portanto é possível reverter o processo. Assim, quem normalizar o cadastro entre 29 de março e 15 de abril evitará a perda definitiva do título para as eleições de 2016 e as consequências legais.

VÍDEO: DC responde as principais perguntas sobre o cadastramento biométrico

Continua depois da publicidade

Confira como funciona o cadastramento e os documentos necessários

Confira os locais dos postos de atendimento para a biometria

A decisão do TRE-SC não é necessariamente a mesma de outros locais. Por isso, quem é eleitor de outro Estado e mora em SC deve se informar e ficar atento para saber se, na cidade em que vota, a biometria é obrigatória e a partir daí conferir os prazos do cadastramento nestes municípios. Vale lembrar que as pessoas que votam em uma cidade onde há biometria obrigatória precisam fazer o cadastramento nestes municípios, obedecendo os prazos de lá. A outra opção é transferir o título para SC dentro do prazo nacional, que termina em 4 de maio.

Eleitores enfrentam filas nos últimos dias de cadastramento biométrico