A Secretaria de Estado de Defesa Civil confirmou o prazo de conclusão do plano de contingência das pontes de Florianópolis para setembro deste ano. A projeção havia sido apontada no início do trabalho, em fevereiro deste ano, após o primeiro dos dois problemas envolvendo uma placa de metal que se desprendeu da junta de dilatação na Ponte Pedro Ivo, que dá acesso à Ilha. Os detalhes das ações previstas para cada caso de emergência nas pontes ainda não foram divulgados.

Continua depois da publicidade

Na tarde desta segunda-feira, uma reunião voltou a discutir as ações a serem tomadas em caso de problemas em uma das pontes da Capital. O encontro já estava marcado antes do problema ocorrido no sábado, mas os transtornos do último problema na estrutura foram assunto antes do encontro.

O secretário de Estado de Defesa Civil, João Batista Cordeiro, afirmou que o plano está em fase de finalização. Antes da conclusão, ainda está prevista uma visita de técnicos às estruturas.

– Esperamos que até o final de setembro tenhamos esse plano para que a gente possa, quando houver uma situação de emergência como ocorreu no sábado, (definir) como vai se agir, quais são as faces que vão ser fechadas, quais as estruturas do Estado e do município vão ter que trabalhar, para que seja uma coisa organizada – apontou.

O prefeito Gean Loureiro também compareceu à reunião, que segundo ele não teria relação com o ocorrido de sábado, e destacou medidas como a aplicação de multa à empresa responsável anunciada pelo governo do Estado.

Continua depois da publicidade

– Nosso papel é de poder evitar que isso aconteça. Quando falei de “enjambração”, é não permitir que tenha um conserto no formato de “enjambração”, e o Estado faz a parte dele, que é exigir a garantia da empresa de que esse restauro tenha garantia técnica, exigir que não aconteça mais nesses prazos tão demorados para sua concretização. E, além disso, termos o plano de contingência, que é um papel que já vem sendo elaborado – frisou.

A reunião teve ainda a visita do secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, que conheceu a estrutura da Defesa Civil nesta segunda.

Acesse as últimas notícias do NSC Total