Pensar em prato típico da culinária brasileira vem logo à mente a feijoada, preparada com uma variedade de cortes suínos. Mas, de norte a sul do país, encontramos uma diversidade de ingredientes e pratos típicos para saciar qualquer apetite. E entre os queridinhos, os cortes de frango aparecem em receitas tradicionais do país.
Continua depois da publicidade
Sabor Catarina: fique por dentro do agro que alimenta nosso Estado
A criação de frango e galinha caipira foi considerada, por muito tempo, como uma atividade de subsistência, por proporcionar fontes alternativas de proteínas na alimentação familiar e de renda no orçamento doméstico. Essas aves viviam soltas e demoravam seis meses para atingir o peso de abate, na faixa de 2,5 quilos ou mais.
Segundo a Associação Brasileira da Avicultura Alternativa (Aval), as aves vieram da Europa e se multiplicaram nas colônias, predominando as que melhor se adaptaram ao clima e condições de criação. A ave chegou ao país com a esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500, e, na época, seu consumo diário só acontecia entre os mais abastados.
Levando em consideração a cultura enraizada na proteína caipira, conheça os pratos que são queridinhos da população:
Frango caipira
Continua depois da publicidade
Aquele prato com gostinho de interior, que se apega à tradição de aproveitar todas as partes da galinha, temperada com alho, cebola, cheiro verde e outros ingredientes a gosto do chef! Além disso, fica deliciosa com preparos das mais variadas formas: assada, frita, cozida, na panela de pressão ou ao molho.

Galinhada com pequi
Um clássico da culinária goiana, que combina todas as partes da galinha – marinadas no alho, cebola, óleo, o suco de limão e salsinha – com pequi, fruto nativo do Cerrado com sabor peculiar. Ainda entram arroz, tomate, pimenta e outros ingredientes na mistura.
O ideal é cozinhar o molho junto com o pequi até que a carne fique macia, mexendo o mínimo possível, mas sem deixar que o molho seque totalmente.
Galinha com polenta
Preparada com fubá, água e sal, a polenta foi importada da culinária italiana e fez tradição no sul do país. Refeição típica das famílias de imigrantes italianos na serra gaúcha, a galinha com polenta mole é o tipo de comfort food que abraça em qualquer refeição, em qualquer temperatura. Com poucos ingredientes, a receita é um prato leve, cremoso e com uma apresentação atraente. O frango é frito com a própria gordura, até que todos os pedaços fiquem bem douradinhos, e servido com molho vermelho e polenta.
Continua depois da publicidade
Coxinha
A massa macia recheada com frango desfiado bem temperado pode ser encontrada em padarias, lanchonetes ou restaurantes e é uma paixão nacional tanto para crianças como para adultos. A coxinha é típica brasileira, mas especialistas afirmam que a coxinha nasceu no interior do estado de São Paulo.
Empadão
O empadão goiano pode ter recheios variados, mas é a combinação com frango desfiado, linguiça e lombo de porco que conquista a população do centro-oeste brasileiro. Fácil de ser preparada, a torta passou a fazer parte da identidade dos goianos.

Bobó de frango com aipim
O prato ganha versões de preparo exclusivas de cada região do país. Sua origem é africana, mas cresceu na Bahia, onde tornou-se prato típico. O prato recebe alguns ingredientes bem brasileiros, como o aipim, camarões, coentro e dendê. De consistência cremosa, é feito com peito de frango refogado em temperos verdes e leite de coco, misturados no purê de mandioca, azeite de dendê, gengibre e camarões secos, numa combinação de sabor único.
O frango também aparece em pratos da alta gastronomia e pode ser uma boa opção para variar o cardápio em restaurantes à la carte e self-service.
Continua depois da publicidade
O Sabor Catarina é um especial do NSC Total onde você encontra informações sobre gastronomia, saúde e estilo de vida no Estado.
Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content