O prato campeão do concurso gastronômico do Berbigão do Boca 2023 foi elaborado em homenagem ao ex-Figueirense Dacica, que morreu nesta semana aos 74 anos. Ele faria aniversário neste sábado (11).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

O filho do ex-jogador, Rafael Dacica, se inscreveu para o concurso com o amigo Marcio Elias Alves antes da morte do pai, que já foi preparador físico do Avaí.

O prato refogado leva o ingrediente chave, berbigão, junto com salsinha, cebolinha e ovo mexido. Chamado de Berbigão do Dacica, o prato leva o molusco que é tradicional em Florianópolis com um toque da receita preferida do ex-atleta.

Berbigão do Boca abre Carnaval de Florianópolis com muita festa e clima de saudosismo

Continua depois da publicidade

— Acima de tudo uma homenagem a um grande cara. Mas agora o berbigão é um recomeço da alegria — diz Márcio.

VÍDEO: glitter e cristais são apostas na maquiagem do Carnaval 2023

Rafael, que perdeu o pai na semana do concurso, quase desistiu de concorrer. O amigo foi importante no incentivo para que a dupla estivesse no Berbigão hoje.

— Não esperava vencer. Meu pai gostava do Berbigão [do Boca], sempre queria que eu fosse, pulava o Carnaval e tenho certeza que é algo que ele gostaria de ver eu fazendo — conta Rafael.

Carnaval 2023 em SC: como será nas principais cidades

Quem foi Dacica

Darci Carvalho Neves, conhecido como Dacica, morreu na terça-feira (7) decorrente de problemas no coração. O esportista de 74 anos foi atleta do Figueirense, e atuou como treinador e preparador físico do Avaí por 20 anos.

Continua depois da publicidade

Apaixonado pelo Carnaval, Dacica foi amado pelos catarinenses. Carinho que reverberou a Rafael nesta semana.

— Depois que ele morreu recebi muito carinho, por isso estou aqui. Não esperava vencer, foi maravilhoso — diz.