Florianópolis, tradicionalmente, é uma cidade conhecida pela qualidade de vida. É comum encontrar os espaços públicos lotados de pessoas praticando atividades ao ar livre. Entretanto, com o aumento no número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, a circulação de pessoas nas ruas é cada vez mais restrita. Nesta segunda-feira (23), a Guarda Municipal fez uma operação pela cidade orientando as pessoas a permanecerem em casa. Segundo o subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Souza, a determinação é para que não se pratique atividades físicas ao ar livre, pois isso tem motivado outras pessoas a fazer o mesmo e consequentemente gerado aglomerações.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

— Uma pessoa à princípio não tem problema, porém ela acaba motivando outras a virem para esses espaços. Isso acaba aumentando o risco de transmissão do vírus. É hora de permanecer em casa e fazer as atividades físicas isoladamente.

A Guarda Municipal passa pelas ruas com um megafone informando a proibição do uso dos espaços públicos. Não há um toque de recolher, mas uma necessidade de restringir a circulação.

— Se não restringirmos o uso da Beira-mar, do Parque de Coqueiros e de outros espaços públicos isso acabará atraindo outras pessoas. Depois que o local estiver cheio fica mais difícil atuar, então antes que comece a chegar várias pessoas temos feito uma patrulha e abordado informando elas dessa proibição. Importante ressaltar que o que está sendo proibido não é uma conduta, mas a prática de qualquer situação que possa gerar a aglomeração de pessoas. Se a pessoa está correndo, andando de bicicleta ou passeando com o cachorro isso acaba motivando outras a fazer o mesmo, explica Ricardo.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, todo o isolamento social que pode ser feito nas próximas semanas será fundamental para o futuro:

— Tudo o que a gente puder fazer para incentivar o isolamento social na cidade será muito importante nos próximos 15 dias. O principal problema dos adultos saírem na rua é que eles podem levar o vírus para dentro de casa sem saber, já que muitos deles são assintomáticos. Agora nós temos na cidade uma circulação de cerca de 30% dos indivíduos, mas pretendemos baixar um pouco mais que isso. Exercício físico deve ser feito em casa.