As vantagens da prática de atividades físicas vão além do controle de peso ou da bela forma física. Quando realizada com regularidade, contribui para a prevenção ou controle de doenças crônicas, cardiovasculares, hipertensão, diabetes e da obesidade. Um exercício muito benéfico para a saúde, fácil de desenvolver e que pode ser realizado em academias ou ao ar livre é a caminhada.

Continua depois da publicidade

A caminhada é uma ótima opção para quem sofre com problemas circulatórios. Ao manter o corpo em movimento com o exercício, a circulação sanguínea dos membros inferiores é ativada, evitando o aparecimento de flebites e as temidas varizes.

– Superficiais e grossas, as varizes são veias inflamadas que surgem na região das pernas e acarretam em dores e inchaço nas pernas – descreve o angiologista Ary Elwing.

O especialista explica que a circulação sanguínea é ativada por meio da contração muscular. Essa compressão provoca um estímulo no fluxo sanguíneo nas pernas.

– Quando permanecemos longos períodos sentados no trabalho, dirigindo ou em viagens de extensa distância, dificulta a passagem do sangue pelas veias e artérias. A gordura acumulada dentro delas também favorece a má circulação sanguínea – informa o angiologista.

Continua depois da publicidade

O ideal, de acordo com o especialista, é realizar caminhadas ao menos quatro vezes por semana, com duração de trinta minutos, para melhorar a circulação sanguínea.

– O exercício, além de ativar a circulação, auxilia no controle da pressão arterial, fortalece os tendões e músculos, contribui para o aumento da flexibilidade do corpo e ajuda na calcificação dos ossos, evitando a osteoporose, problema que atinge principalmente as mulheres – afirma Elwing.

Confira outras dicas do especialista para prevenir doenças circulatórias:

– Mantenha um controle do peso corporal

– Use meias de compressão elásticas

– Não permaneça muito tempo sentado ou em pé

– Evite o tabagismo e o consumo de álcool

– Beba dois litros de água por dia

– Coloque as pernas para cima para facilitar a circulação do sangue venoso das pernas para o coração

– Diminua a quantidade de sal na alimentação