A lesão sofrida por Neymar no jogo contra a Colômbia foi provavelmente o maior golpe na confiança da Seleção Brasileira desde o dramático jogo contra o Chile, nas oitavas de final. A fratura na terceira vértebra da coluna lombar exige um período mínimo de recuperação de 45 dias, que elimina o jogador da partida contra a Alemanha nesta terça-feira e acaba com o sonho de ver o craque em uma possível final da Copa.

Continua depois da publicidade

Entenda a lesão que tirou Neymar da Copa

Possível substituto, Willian ressalta entrosamento com Oscar

Leia todas as notícias sobre a Copa 2014

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre Neymar

Por que a saída de Neymar afeta tanto a confiança na Seleção? Por que a equipe depende tanto dele, tática e emocionalmente? Vale a pena arriscar um tratamento alternativo – opção já condenada pela CBF – para trazê-lo de volta até a final do Mundial?

Perguntamos aos colunistas Luis Zini Pires, Diogo Olivier, Leonel Chaves (ZH) e Maurício Saraiva (RBS TV) sobre a falta que Neymar faz na Seleção Brasileira. Confira a opinião dos jornalistas e deixe os seus palpites nos comentários!

Qual o tamanho da dependência que a Seleção tem do Neymar?

Luiz Zini Pires

Sua saída foi traumática, causou uma comoção nacional. Na entrevista coletiva do reserva Bernard, domingo, ele respondeu 12 questões e sete tocaram no nome de Neymar. No último treino, os jogadores estavam silenciosos. Eles sentiram. Mas tudo passa, a vida segue, é preciso jogar e ganhar. O maior problema será dentro de campo. Fora, as perdas de craques em jogos decisivos fazem parte do futebol. É hora de superação, faltam dois jogos para um título mundial.

Continua depois da publicidade

Diogo Olivier

Imensa. Quando se tem um craque, é natural jogar em torno dele. É assim em qualquer lugar. A Seleção terá de se reinventar, substituindo Neymar com ênfase ainda maior na parte coletiva. Um pouco a mais de cada um. A melhor atuação do Brasil em termos de conjunto foi contra a Colômbia, e Neymar não ia tão bem assim até ser agredido. A saída dele pode abrir espaço para outras individualidades, ofuscadas pela força de sua presença.

Maurício Saraiva

A dependência é grande, proporcional ao talento do jogador e parecida com a dependência desenvolvida por todo time que tem um fora-de-série. Como não depender de quem pode resolver sozinho ? Então, não ter Neymar é perda real da capacidade técnica da equipe que pode ser compensada, na visão mais otimista, por uma forma coletiva de jogar que leve o time à classificação pelo conjunto da obra.

Leonel Chaves

Neymar empatou e virou o jogo de estreia contra a Croácia, criou a chance mais clara de gol contra o México – cabeçada defendida pelo goleiro Ochoa -, fez os dois primeiros gols na vitória sobre Camarões, bateu o último pênalti na decisão com o Chile e cavou e cobrou o escanteio que resultou no gol de Thiago Silva na Colômbia. Esse é o tamanho da dependência da Seleção de Neymar.

Continua depois da publicidade

Reveja fotos do momento da lesão de Neymar no jogo contra a Colômbia:

Existe a necessidade da volta do Neymar para a final, tática e emocionalmente?

Luiz Zini Pires

O atacante, decisivo na primeira fase, discreto nas oitavas e quartas de final, sofreu uma lesão séria e está fora da Copa. Não jogará infiltrado ou entupido de analgésicos. Milagres não existem. Ele fará falta. É craque e foi um dos animadores do grupo. Era referência nos jogos, nos treinos, nas brincadeiras e no bom astral da Seleção.

Diogo Olivier

Essa possibilidade não existe. O Brasil pode ser campeão sem ele sob estes dois aspectos.

Maurício Saraiva

Se a carga emocional já está pesada para todos os jogadores da seleção, imagine se Neymar se obriga a estar presente, cheio de dores e convalescente, para supostamente ajudar os companheiros na motivação. Muito mais ficaria parecendo uma pressão adicional – do tipo “precisamos ganhar esta Copa para o Neymar” – do que representar um real acréscimo para a seleção. Não gosto da ideia.

Leonel Chaves

Neymar é imprescindível para a Seleção Brasileira, e a comoção da torcida com a lesão do camisa 10 certifica isso. Se fosse possível a recuperação para a final, Felipão teria de escalá-lo. Mas, clinicamente, não existe essa possibilidade, como afirmou o médico da Seleção José Luiz Runco.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Neymar fala sobre despedida da Copa

Vale a pena qualquer coisa para que Neymar jogue uma possível final com o Brasil?

Luiz Zini Pires

Não, não vale. O futebol é um esporte físico. É praticados por atletas. Se o jogador não estiver 100%, não deve atuar. É melhor preservar o coletivo. Usar um reserva em plenas condições. Willian não tem o tamanho de Neymar, mas é bom jogador. O adversário alemão é um time superior, talvez nem com Neymar e Willian juntos e somados o Brasil seria capaz de vencer.

Diogo Olivier

Não vale. A saúde do jogador, ainda mais numa lesão que, agravada, pode resultar em sequelas neurológicas, é mais importante. É Copa, é um país torcendo, mas ainda é só futebol. Nada é mais importante do que a saúde de uma pessoa.

Maurício Saraiva

De jeito nenhum. Neymar teve uma lesão séria que lhe causa dores terríveis, é o depoimento de todo médico que seja consultado sobre a convalescença de fraturas como esta. Tentar contrariar o tempo que o corpo precisa para se curar é um erro que Neymar não deve cometer, embora esteja sentindo-se “roubado de um sonho” por não jogar a primeira final de Copa de sua carreira. Outras virão, sua maturidade como jogador está apenas começando.

Continua depois da publicidade

Leonel Chaves

Não vale. Neymar tem apenas 22 anos e pelo menos mais duas Copas do Mundo pela frente. O garoto não tem culpa de a Seleção Brasileira depender tanto dele. Por isso acho que não deve prejudicar a saúde com infiltrações de analgésico. Não sentiria as dores, mas jogaria com a coluna fraturada.

DESENHO TÁTICO: o que fazer sem Neymar na semifinal da Copa do Mundo?

ZH ESPORTES

Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.

Android

IOS