O total de 17 das 23 praias de seis municípios do Norte Catarinense estão em boas condições para o banho de mar, conforme o primeiro Relatório de Balneabilidade de 2019, emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) nesta sexta-feira (4). De acordo com as coletas e análises realizadas de 02 a 04 de janeiro, 73,9% dos pontos litorâneos analisados na região estão próprios para banho. O percentual é superior a média em todo o litoral catarinense, de 72,4%.

Continua depois da publicidade

Na região, além da Praia de Vigorelli, em Joinville, considerada própria para o banho, foram vistoriadas as condições de balneabilidade de praias de Balneário Barra do Sul (3), Barra Velha (4), Itapoá (4), Balneário Piçarras (2) e São Francisco do Sul (9). No último relatório, de 28 de dezembro, eram 19 praias em boas condições e quatro com qualidade da água em baixa.

São consideradas impróprias neste levantamento: ponto 08 e ponto 01 da Praia da Enseada, e o ponto 06 da Praia dos Paulas, em São Francisco do Sul; ponto 05 da Lagoa de Barra Velha; ponto 03 da Praia da Barra Velha; e Ponto 03 do Canal do Linguado, no Balneário Barra do Sul. As demais apresentam boas condições de balneabilidade.

De acordo com o IMA, um ponto de banho de mar é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras de água coletadas nas cinco semanas anteriores a coleta, no mesmo ponto, houver mais de 800 Escherichia coli (bactéria intestinal) por 100 mililitros, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.000 E. coli a cada 100 mililitros.

Confira todos os pontos próprios e impróprios do litoral catarinense:

Continua depois da publicidade