O último relatório de balneabilidade publicado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), referente ao mês de julho, analisou 87 pontos em Florianópolis e indicou 67 como adequados para banho, o que equivale a 77,01%. No continente, no entanto, as oito praias analisadas estão impróprias — Jardim Atlântico, Balneário, Matadouro, Saudade, Praia do Meio, Itaguaçu, Palmeiras e Bom Abrigo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Para o IMA, um ponto só é considerado próprio quando em 4 das últimas 5 coletas o resultado de concentração da bactéria Escherichia coli, encontrada em fezes humanas, for inferior a 800 NMP/100mL. A praia com as piores avaliações foi a do Matadouro, localizada na Avenida Beira-Mar Continental, onde em três das cinco coletas, entre março e julho deste ano, a concentração da bactéria foi 24.196 NMP/100mL.
“Existe uma série de fatores que contribuem para essa contaminação. Vai da clandestinidade até problemas na rede coletora […]. Hoje, Florianópolis não é só a ilha; é preciso considerar os municípios adjacentes, pois todos contribuem com esse esgotamento”, avalia Marlon Daniel da Silva, gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA.
Com o objetivo de diminuir a poluição de alguns pontos considerados críticos na Grande Florianópolis, a Casan desenvolve o programa “Trato Pelo Saneamento”, que busca identificar ligações irregulares como despejo de esgoto em vias pluviais. O projeto já foi desenvolvido na Lagoa da Conceição e no rio Araújo, em São José.
Continua depois da publicidade
Veja imagens das praias consideradas impróprias no continente
Leia também
Escritório consular da Itália ganha prazo para abertura em SC
Apesar da questão fiscal, governo federal mantém patamar de investimento nas BRs em SC
Prefeitura e MP unem esforços para reintegrar imóvel da antiga rodoviária de Florianópolis