O verão começou oficialmente na quinta-feira, 21, época em que Florianópolis registra o maior movimento de turistas em todo o ano. Apesar disso, a infraestrutura prometida para a temporada não ficou pronta a tempo e os banhistas terão que esperar um pouco mais para tomar uma ducha de água doce depois da praia.
Continua depois da publicidade
Os 205 banheiros químicos anunciados pela prefeitura até foram instalados a tempo — com exceção dos banheiros na Praia dos Ingleses, onde falta uma ligação da rede da Casan —, com o trabalho concluído nesta sexta-feira, 21. Porém, dos 26 chuveiros prometidos pela administração, apenas dois (patrocinados por uma cervejaria) estão em funcionamento.
— Começaremos a instalação dos chuveiros na terça-feira (26), não teremos ducha neste final de semana. Por outro lado, os banheiros estão prontos — afirmou o superintendente de Turismo da Capital, Vinicius de Lucca.

— O banheiro ficou perfeito, foi uma boa iniciativa. Agora o pessoal não precisa ficar usando o banheiros dos restaurantes, nem fazer as necessidades na Lagoa (da Conceição). Fica mais higiênico — disse Adair Santos, 42, dono de um food truck na Av. das Rendeiras.
Entre o Natal e a primeira semana de janeiro se concentra o maior fluxo de turistas na Ilha de Santa Catarina, mas o movimento deve se estender até o Carnaval. De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, a Capital catarinense aparece como segundo principal destino de verão dos brasileiros, só atrás de São Paulo. A expectativa é que sejam realizadas, até fevereiro, 2,09 milhões de viagem para Florianópolis – em São Paulo são previstas 3,28 milhões.
Continua depois da publicidade
— Essas são as duas semanas de maior movimento, de agora até a primeira semana de janeiro. Certamente será a maior ocupação no ano inteiro — disse de Lucca.
Água no chope

Dos 26 chuveiros prometidos pela prefeitura, apenas dois estão em funcionamento — um nos Ingleses, outro em Ponta das Canas. Com o formato de enormes torneiras de chope, a instalação chamou a atenção dos banhistas e, na areia das praias, a brincadeira era de que “jogaram água no chope”.
O banho nestas duas duchas é gratuito. Outros 10 chuveiros serão instalados pela cervejaria, todos eles movidos à energia solar e com tecnologia de uso racional de água. Essas duchas custarão R$ 2,00, mas quem levar uma latinha vazia da marca de cerveja pode retirar um ticket gratuito para o banho de 45 segundos.
As duchas ficarão disponíveis por 90 dias, a partir de 30 de dezembro, nas praias de Canasvieiras (Av. Das Nações, Rua Antenor Borges e Trapiche), Barra da Lagoa (Estacionamento Canal da Barra e Rua do Projeto Tamar), Ingleses (próximo ao restaurante Brutos e Rua das Gaivotas), Cachoeira do Bom Jesus (Rua do Paraíso), Ponta das Canas (ao lado do restaurante Gralha Azul), Lagoinha (acesso ao estacionamento), Daniela (próximo ao restaurante Pôr do Sol) e Beira Mar Norte (próximo às quadras de areia).
Continua depois da publicidade