As praias da Capital, famosas por sua beleza, mas também pela falta de estrutura básica, finalmente estão sendo equipadas com sanitários. Os banheiros químicos, geralmente utilizados em shows e eventos ao ar livre, agora compõem o cenário junto com a areia e o mar. A estética não agrada a todos, mas turistas, moradores e ambulantes concordam que a medida era necessária.
Continua depois da publicidade
Desde 10 de dezembro a Prefeitura de Florianópolis começou a instalação nas praias. O gerente de Projetos da Secretaria de Turismo, Ícaro Ronchi, explica que no total serão 200 banheiros, distribuídos em 26 locais. Nos Ingleses está a maior quantidade, com 16 sanitários móveis, um conteiner (composto por 3 boxes femininos, 3 boxes masculinos e fraldário) e um lounge, com seis sanitários móveis sobre um deck de madeira.
– Até a próxima semana vamos concluir todas as instalações. Fizemos um estudo prévio dos pontos com maior demanda, e só aguardamos a Casan concluir as ligações de esgoto para colocar todos os containers em funcionamento – explicou.
Para garantir que nenhum odor desagradável se espalhe, a empresa vencedora da licitação, recolhe os dejetos todas as madrugadas e funcionários realizam a limpeza e reposição de papel higiênico durante o dia. O investimento da Prefeitura é de R$ 1,4 milhão pelo aluguel e manutenção.
Continua depois da publicidade
Aprovado por ambulantes e turistas
A ambulante Adriana Santos de Oliveira, 38, tem uma tenda fixa em Jurerê Tradicional, logo em frente a uma das entradas da praia que recebeu seis banheiros. Ela comemorou a iniciativa, e garante que não sentiu nenhum mau cheiro:
– Pra gente que passa o dia todo no praia, era uma necessidade. Precisava ficar pedindo nos restaurantes para usar o banheiro. Aqui nesta entrada também vem muita excursão que para só para bater foto, e não tinha onde ir. Gostei também que está sempre limpinho – disse Adriana.
Em Canasvieiras, que vai receber 24 sanitários, a medida foi aprovada pelas turistas de Chapecó. Elas perceberam a mudança em relação o ano passado, quando também vieram passar as férias na Ilha:
Continua depois da publicidade
– Logo que chegamos já reparei, está muito melhor. Escolheram os lugares bons, porque não está na areia. Tem muita família com criança pequena que não tinha onde levar e acabavam colocando sujeira na areia – diz Leonilda de Assis Ostroski.
Até mesmo a responsável por um banheiro de um quiosque próximo ao trapiche, que cobra R$ 1 para manter a limpeza, achou boa a iniciativa:
– Aqui tem muito movimento de turistas, e como não é todo mundo que gosta desses de casinha, continuo com meus clientes – destacou a auxiliar de limpeza Ieda Gonçalves.
Continua depois da publicidade
Moradora não gostou do local
A moradora do Campeche, Graziela Ribeiro, escreveu para o colunista da Hora Mario Motta elogiando a iniciativa, mas considerou falta de bom sendo o local escolhido, bem no acesso à praia. Ela mandou a seguinte frase “Bem vindo à Praia do Campeche, mas feche os olhos e tape o nariz!”.
Além das praias serão instalados sanitários na Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri e nas dunas da Joaquina. Os pipi móveis permanecem até o dia 28 de março.
Tipos de banheiro:
Banheiro químico: faz o tratamento dos dejetos com o produtos químicos que são removidos por caminhão
Continua depois da publicidade
Container: é ligado na rede de esgoto de cada local.