As praias de Canasvieiras, Jurerê e Ingleses, em Florianópolis, seguem impróprias para banho, conforme indicou coleta do Instituto do Meio Ambiente (IMA) feita nesta segunda-feira (16). Ao menos desde o início do verão, em 21 de dezembro, o Norte da Ilha de Santa Catarina não conseguiu ter todas elas adequadas para receber banhistas, ainda que a região siga com forte apelo para turistas.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
Canasvieiras está totalmente imprópria, com oito pontos analisados. A praia dos Ingleses tem apenas um de sete locais de análise considerado adequado para banho, em frente à rua Morro das Feiticeiras. Jurerê tem também apenas um ponto próprio, mas de cinco analisados, na altura do final da avenida dos Búzios.
A prefeitura de Florianópolis, sob gestão Topázio Neto (PSD), destacou que, ainda assim, houve alguma melhora, tendo em vista o método de avaliação do IMA, ainda que o Norte siga impróprio.
O órgão faz uma análise baseada em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que tem como parâmetro a bactéria Escherichia coli, encontrada no sistema digestivo dos animais de sangue quente.
Continua depois da publicidade
São colhidas amostras da água durante cinco semanas em um mesmo ponto: se ao menos 80% delas tiver até 800 Escherichia coli por 100 mililitros, o local é considerado próprio; caso não atenda a esse critério ou haja mais de 2 mil micro-organismos na amostra mais recente, ele é impróprio.
Na amostra recém-coletada pelo IMA em Florianópolis, 21 de 22 pontos de Canasvieiras, Jurerê e Ingleses tiveram registro abaixo de 800, índice que não vinha ocorrendo nas semanas anteriores, o que pesa sobre a avaliação final. Isso ainda precisa se repetir nas próximas duas semanas para as praias do Norte voltarem a ser consideradas próprias, para atender ao padrão do Conama.
Leia mais
Academia em SC é investigada após “sumir” sem dar aviso aos alunos e funcionários
Passarela perto de shopping em Florianópolis será retirada após pedido de reforma do MP