A Ilha de Santa Catarina não termina na praia do Pântano do Sul. Fora de alguns mapas ou cartões-postais, as praias da Solidão e do Saquinho são dois refúgios para quem segue um pouco mais ao sul. Como recompensa, quem chega encontra uma pintura de tranquilidade com areias brancas e limpas, emoldurada pelo céu sem nuvens em contraste com o verde dos morros.
Continua depois da publicidade
Mas na Praia da Solidão já não se fica mais tão só no verão. O fácil acesso seguindo pela rua de carro, ou sobre as pedras para quem vem a pé dos Açores, transformou o canto em um lugar conhecido. Com estacionamentos, quiosques, aluguel de cadeiras e guarda-sol, a Solidão ganhou mais companhia e movimento. Um dica importante: leve dinheiro, nenhum estabelecimento aceita cartões.
Próximo à praia, também há três pousadas que acabam levando bastante turistas para o refúgio.
– Sempre vim para a Barra da Lagoa, mas nesse ano segui uma dica de um amigo meu e vim para cá. Muito melhor, bem mais tranquilo e bonito. Aqui tem menos turista. É mais calmo – disse o uruguaio Luis Joseti, que não era o único sotaque espanhol na praia.
Continua depois da publicidade
Foto: Erich Casagrande / Agência RBS |
Cachoeira da Solidão Ela já é famosa entre aqueles que praticam trilhas e conhecem a Ilha de Santa Catarina. Para chegar até a cachoeira da Praia da Solidão basta seguir a placas de indicação que ficam logo depois da área de estacionamento da praia. São 10 minutos de trilha de nível fácil. A cachoeira é pequena, mas o poço em frente é muito fundo, de água cristalina e fria. Com cuidado, o local é perfeito para um mergulho depois do mar e se refrescar na água doce que desce do morro. |
Esconderijo do Saquinho
Se a Solidão tem muita gente e você quer mais sossego, ponha uma garrafinha de água na mochila e siga para a Praia do Saquinho. O caminho é como uma trilha, mas é todo calçado por um trilho de concreto, que torna a caminhada muito mais fácil e sem tropeços.
Continua depois da publicidade
Até a praia são 30 minutos contornando o costão. A paisagem é um mirante sem fim para as praias da Solidão, Açores, Pântano do Sul e para o oceano com suas ilhotas. Mais a frente logo se vê o destino: a Praia do Saquinho, de tão pequena, parece incrustada no morro, só no Sul da Ilha. Em 105 passos, você atravessa toda a faixa de areia da praia, que é cheia de pedras como se elas aos poucos avançassem para um mergulho no mar.
No Saquinho, a sensação é de que a praia é toda sua. É como se esconder e ter a sensação de que ninguém poderá te achar no Extremo Sul da Ilha de Santa Catarina. Nem o sinal de telefone chega até lá.
Mais à frente, depois da ponte sobre o riacho, tem algumas casas e o Bar do Quirino, que há 17 anos recebe os visitantes com um peixinho frito, bebida gelada e uma dose de cachaça artesanal.
Continua depois da publicidade
Pedro Basílio mora há seis meses em Florianópolis e logo descobriu o cantinho com os colegas de trabalho. Aproveitou a folga e trouxe dois amigos de São Paulo para conhecer o lugar.
– Nossa, é espetacular, que maravilhoso poder estar aqui – resumiu Marcelo Ribeiro dos Santos, antes de degustar seu almoço com vista para a praia do Saquinho, lá no Sul da Ilha de Santa Catarina.
Confira mais fotos
Revista de Verão avalia
Acesso
Para a Praia da Solidão, dobre à esquerda antes de chegar na rua calçada de pedras do Pântano do Sul. Siga até os açores e continue por mais um quilômetro. Há placas no caminho. Depois basta seguir a pé, a partir do estacionamento até a Praia do Saquinho.
Continua depois da publicidade
Estacionamento
Na Solidão, pode-se estacionar ao longo da rua ou em um dos locais pagos, por R$ 10 a diária.
Trilha do Saquinho
Íngreme mais de nível muito fácil. O trilho é concretado.
Banheiros
Praia da Solidão tem dois banheiros públicos instalados pela prefeitura
Chuveiros
Há duas mangueiras na entrada de um estacionamento. Mas com uma cachoeira por perto….
Lembre-se
Leve dinheiro. Depois do Pântano, poucos estabelecimentos aceitam cartões de débito ou crédito.
Sugestão
Depois de um dia na Solidão e na Praia do Saquinho, que tal comer um peixe ao pôr do sol no Pântano do Sul? Há diversos restaurantes na beira da praia.