A abertura da Operação Veraneio da temporada 2013/2014 na Costa Esmeralda ocorreu na manhã de segunda-feira, com solenidade na Praça da Paz, no Centro de Itapema. No evento também aconteceu a formatura dos 26 novos guarda-vidas civis que vão atuar nas praias da região, além da entrega de dois novos veículos adquiridos por meio do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros (Funrebom).
Continua depois da publicidade
Os novos guarda-vidas começam a atuar a partir do fim desta semana. Eles passaram por um curso com carga horária de 120 horas/aula, abrangendo conhecimentos como trabalho preventivo, recuperação de afogados e técnicas necessárias para se realizar um salvamento.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Itapema, Major Eduardo Haroldo de Lima, foram formados 14 novos guarda-vidas na cidade, que somados ao efetivo civil e militar já existente, totalizam 65 homens atentos a segurança dos banhistas. Em Bombinhas mais 12 estão aptos a atuar nas praias da região totalizando 70 profissionais. Já em Porto Belo o efetivo é de 13 guarda-vidas.
– Na nossa região dividimos a Operação Veraneio em três fases. A pré-temporada de 7 de setembro até 30 de novembro, a temporada de 1º de dezembro até 28 de fevereiro e a pós-temporada de 1º de março até o fim do Carnaval – explica Lima.
Continua depois da publicidade
Além de mais 14 novos guarda-vidas, agora o Corpo de Bombeiro de Itapema conta com dois novos veículos. Um carro, para uso administrativo, e um caminhão de apoio, que substituirá um veículo que roda há cerca de 20 anos.
Operação Veraneio
A Operação Veraneio é a maior operação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, realizada anualmente durante a temporada de verão em praias e balneários em diferentes regiões do Estado. A última edição alcançou 142 praias e balneários de 32 municípios catarinenses, totalizando mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho. A edição 2012/2013 registrou um dos menores índices de mortes por afogamento em praias monitoradas da história. Foram 10 óbitos, frente às 12 mortes da temporada anterior e outras 17 da operação em 2010/2011.
Número de guarda-vidas na Costa Esmeralda
Itapema
l 55 civis
l 10 militares
Bombinhas
l 60 civis
l 10 militares
Porto Belo
l 10 civis
l 3 militares