O Brasil é um país que tem vasto litoral. De modo que a maioria das pessoas gosta de ir à praia tomar um banho de mar e nadar em algum ponto dos mais de 4000 Km de costa que temos. Contudo, por razões diversas, às vezes o mar não está seguro para a entrada de pessoas, com índices de balneabilidade baixos. Sendo necessário o aviso das autoridades através de um sinal que todos compreendem e de que o local representa um risco. Algo que ocorre com o aviso de “Praia imprópria para banho”.

Continua depois da publicidade

Mas afinal de contas, o que é uma praia de fato impróprio para banho e quais os parâmetros colocados pelas autoridades que denotam esse tipo de situação? Para tanto, vamos explicar tudo isso nesta reportagem, além dos riscos de ignorar esse alerta.

O que significa uma praia imprópria para banho?

Primeiramente, uma praia imprópria para banho é uma praia que não está dentro dos padrões de balneabilidade previstos pelas autoridades de vigilância em saúde. Colocando assim em risco a saúde de quem entra na água. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, no Brasil o que define a balneabilidade da água é a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Qual é a densidade de coliformes fecais que se torna imprópria?

A água própria para o banho conta com três classificações distintas: Excelente, muito boa e satisfatória. A excelente tem o máximo de 250 coliformes a cada 100ml em 80% das medições. Muito boa tem o máximo de 500 a cada 100 ml e a satistória tem o máximo de 1000 a cada 100 ml em 80% das medições. A água imprópria, por outro lado conta com uma quantidade superior a 1000 coliformes a cada 100 ml de áua em 80% das medições.

Riscos para a saúde de nadar em local imprópria

Nadar em águas impróprias para banho apresenta riscos à saúde, até por isso essa classificação de balneabilidade foi criada. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), as pessoas que nadam nas águas podem ser expostas a doenças e infecções causadas por bactérias, vírus e protozoários. Dentre os quadros possíveis estão:

  • Gastroenterite;
  • Cólera
  • Febre tifoide
  • Hepatite A

O que fazer quando se está em uma praia imprópria?

Já que há um risco grande de estragar seu verão, é preciso ter alguns cuidados quando a água está imprópria para banho.

Continua depois da publicidade

  • Evite banhar-se em mar com aviso de impróprio;
  • Evite contato com praias que recebem água de um curso desconhecido;
  • Evitar ingestão de água do mar;
  • Não leve animais para as praias.

Leia também

Água do mar ajuda a bronzear a pele?

A forma mais segura de se bronzear durante o verão

Melhores lanches e comidas para o verão na praia