Cidades do extremo Sul de Santa Catarina estão em estado de alerta em função da chuva que atinge o Estado. Nas últimas 24 horas, choveu 250 milímetros em Praia Grande, e a Defesa Civil estadual classificou o município como “alerta máximo” para o risco de deslizamentos. Na manhã desta quarta-feira (8), pelo menos 70 pessoas estavam desalojadas por conta dos alagamentos.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil municipal informou as famílias foram abrigadas no ginásio municipal durante a madrugada desta quarta. A maioria mora no bairro 1° de Maio, que foi atingido pelo extravasamento do Rio Mampituba.
Outras sete cidades do extremo Sul foram classificadas pela Defesa Civil como “alerta” para deslizamentos. Nas últimas 24h choveu 186 milímetros em Santa Rosa do Sul, São João registrou 176 mm e Jacinto Machado 164 mm. Sombrio teve acumulado de 156 mm, Timbé do Sul 155 mm e Balneáro Gaivota e Turvo tiveram acumulado de 140 mm.

> Novo ciclone causa risco de deslizamento em 14 cidades de SC, alerta Defesa Civil
Continua depois da publicidade
Para qualquer emergência, a coordenadoria municipal de Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
“Chuvas severas”
Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o secretário de Defesa Civil estadual João Batista Cordeiro Junior falou sobre as ações adotadas em relação ao ciclone bomba que atingiu o Estado na semana passada. Com o fenômeno dessa semana, a preocupação passa a ser o acumulado de chuva, pelo risco de alagamentos e deslizamentos.
> Entenda as diferenças entre o ciclone bomba e o desta semana
– Nessa madrugada nós já tivemos chuvas severas na região Sul do Estado. Na cidade de Praia Grande, mais de 250 milímetros, pessoas desabrigadas. Então o trabalho não para, nós temos um ano bem atípico, nós tivemos essa questão da Covid-19, estiagem, vendaval, tornado e agora essa enxurrada muito grande no Sul do estado e muitas cidades com risco de deslizamentos nesse momento – explicou.