A Praia dos Açores, que fica no Sul da Ilha de Santa Catarina, é hoje como era o Campeche há cinco anos. Entre as casas construídas recentemente e a areia, uma restinga com flores cor-de-rosa delimita o espaço da praia. Ela é calma durante a semana, mas em sábados e domingos ferve de gente.
Continua depois da publicidade
Escadas de madeira entre a vegetação de restinga guiam o visitante até a areia. A primeira coisa que se vê é o trio de ilhas chamadas de Três Irmãs – Irmã do Meio, Irmã Pequena (ou Costeira) e Irmã de Fora. Elas estão instaladas para decorar o mar da Praia da Açores. Se a pessoa observar com cuidado, verá à direita, lá no horizonte, uma parte de Palhoça, com a Praia da Pinheira e a Guarda do Embaú.
Mais à esquerda, o Moleques do Sul é outro conjunto de Ilhas avistado da areia. Também são três os pedacinhos de terra que abrigam uma espécie só encontrada por lá: a cavia intermedia, um roedor que mede cerca de 25 centímetros. Por existir apenas nessa ilha e pesando 600 gramas em média, o mamífero pode ser extinto pela ausência de variabilidade genética. Essas seis ilhas são parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
O formato da praia, em meia-lua, é um clássico catarinense. São assim a Praia da Joaquina, em Florianópolis, o Sissial, em Governador Celso Ramos, a Enseada, em São Francisco do Sul, e o Estaleiro, em Balneário Camboriú, entre outras.
Continua depois da publicidade
Nos Açores, os cantos são delimitados por dois morros, com a Lagoinha do Leste e Naufragados do outro lado – dois destinos obrigatórios para quem curte boas trilhas e vistas espetaculares.
Ao todo, a Praia de Açores oferece 3,2 quilômetros de faixa de areia para os frequentadores. O mar é procurado por surfistas, chegando a presenteá-los com ondas que vão de 0,5 metro a 1 metro. A orla é levemente inclinada, sendo que a parte mais alta está mais longe da água.
Onde está o mar, como é comum em praias desse formato, há formação de buracos muito perigosos. Por isso, o cuidado redobrado e o papo com os guarda-vidas tornam-se essenciais – nesta praia são 13 esses profissionais.
Continua depois da publicidade