Uma das praias preferidas de quem mora em Florianópolis, o Riozinho cresce no gosto dos veranistas todo o ano. Os frequentadores da praia são, em sua maioria, jovens, mas não há muita badalação. Está mais para quem gosta de diversão, curte a natureza e esportes. Assim como a famosa Praia Mole, também é recanto de gente bonita e sarada. O Riozinho conta com um mar não muito agitado, perfeito para quem deseja apenas tomar banho ou brincar nas ondas.

Continua depois da publicidade

Mas nem por isso o mar não agrada a esportistas. O Riozinho é ideal para a prática do kite surfe, quando bate um vento sul. Há ainda adeptos do slackline e logo na entrada da praia estão algumas barras e rampas de madeira para quem deseja praticar um exercício físico ou alongar.

O Riozinho ainda agrada pela paisagem. Não há construções à beira da praia, apenas algumas pequenas dunas que protegem o local. Na direção sul, se vê toda praia e ao longe o morro pontiagudo do Matadeiro, a praia ao lado. E, claro, logo à frente está a Ilha do Campeche com seus morros cobertos de mata no meio do azul.

A praia também costuma receber shows durante o verão. Entre as maiores atrações que passaram por lá estão Ben Harper e Donavon Frankenreiter.

Continua depois da publicidade

Com fácil acesso e estacionamento, a praia recebe bastante gente na alta temporada. E aí está talvez o problema: o trânsito complica para sair depois que o sol se põe. Então a dica não poderia ser outra: se estiver hospedado por perto, vá de bicicleta.

Apesar de não ter cliclovias, a região conta com ruas planas e os carros não andam em alta velocidade. Quase perfeito para pedalar.

Foto: Charles Guerra / Agência RBS

A Revista de Verão avalia

Acesso

O acesso é pela Avenida do Campeche para quem vem da Lagoa da Conceição, ou pela Avenida Pequeno Príncipe, que leva até a Praia do Campeche. Antes do final rua, dobre à esquerda. O problema é o congestionamento para sair da praia na alta temporada.

Continua depois da publicidade

Estacionamento

O Point do Riozinho oferece estacionamento. Há outros terrenos próximos que também funcionam como estacionamento. O valor varia de R$ 10 a R$ 15.

Bares e restaurantes

Na praia no Riozinho não há nenhuma opção. Porém com uma caminhada de 300 metros se chega à Praia do Campeche, onde há restaurantes e bares.

Chuveiros

Não há chuveiro na praia. Há duas torneiras na saída onde se pode lavar os pés. O problema é que nem sempre funcionam.

Continua depois da publicidade

Banheiros públicos

Não há banheiro na praia. Se o esquema apertar, a opção é pedir licença nos bares e restaurantes do Campeche.

Visita de 24 horas

Leve algumas bebidas de casa e monte seu cantinho com guarda-sol na praia.

Aproveite até a fome apertar. Se o petisco dos vendedores ambulantes não for o bastante, a cerca de 300 metros está a praia do Campeche que tem alguns restaurantes.

Mais ao sul, está a praia do Morro das Pedras, que tem um belo mirante onde funciona a Casa de Retiro Vila Fátima.

Continua depois da publicidade

Opções de hospedagem

Hotel São Sebastião da Praia

Piscina, jardim, salão de jogos, quadra poliesportiva e estacionamento.

Avenida Campeche, 1.373,

(48) 3338-2020

www.hotelsaosebastiao.com.br

Pousada Natur Campeche

Servidão Família Nunes, 59 – Campeche

Acomodações para até 5 pessoas. Piscina, hidromassagem, sauna, sala de massagem.

(48) 3237-4011

www.naturcampeche.com.br