Alguns minutos de carro da Praia Central de Barra Vella, o cenário dá lugar a vila de pescadores da Praia do Grant. A areia ‘cascalhenta’ faz com que a caminhada seja mais árdua, mas isso não impede ninguém de aposentar o tênis e curtir o verão de chinelos.
Continua depois da publicidade
Pelo menos é o que se pode confirmar quando de longe a vista de guarda-sol por metros quadrados só não é maior que a quantidade de barcos. E quem trabalha com barco é Nilton Tomás, 55 anos e dez de travessia.
Seu Nilton tem a pele bronzeada; daquelas de dar inveja para às recalcadas da canga estendida. Ele é responsável por transportar os passageiros que visitam a Praia do Grant, mas preferem ficar na ilhota próximo as formações rochosas.
Confira o vídeo sobre Barra Velha e confira alguns dos atrativos da cidade
Continua depois da publicidade
Para atravessar, o valor da passagem é R$ 10 para ida e volta, e o percurso dura uma média de 8 minutos. Na pequena Ilha de Canasvieiras, mais comumente chamada de Ilha do Grant, o clima é outro.
Nesta temporada, Franciele Ronchi e o noivo Luciano Valcanaia tem tido o hábito de trocar Jaraguá do Sul por Barra Velha, nos fins de semana.
– A gente vem de carro e em 50 minutinhos estamos aqui. O preço pra comer camarão anda ‘ok’, considerando a época; e atravessar para a Ilha é bom, pois tem menos pessoas. É mais calmo que do outro lado – afirmou Luciano.
Continua depois da publicidade
O trecho é pequeno, mas tem espaço para o aconchegante comércio da dupla de caseiros que cuida do espaço. Lucimar de Siqueira e o companheiro, Lucio Horácio, moram dentro da Ilha há dois anos.
– No começo, todo mundo achou que eu não iria me adaptar. É difícil porque tem que fazer a travessia para tudo – contou Lucimar.
Os dois, que contam com a ajuda da família para tocar o estabelecimento, tem como companhia um trio de cães muito especial. Famosos, o mais exibido dos três, conhecido como Espeto, agrega valor ao local.
Continua depois da publicidade
– Ele vive por aí nas fotos do Facebook de quem passeia aqui na ilha – acrescentou a comerciante.