O Sul da Ilha de Santa Catarina reúne belas praias que atendem aqueles que gostam de praticar esportes. O próprio acesso às praias já pode começar de bicicleta. Na região, o movimento de carros é menos intenso que em outros lugares e os terrenos são em sua maioria planos. Partindo da Lagoa da Conceição até o Pântano do Sul, são 22 quilômetros e cinco praias para se conhecer.
Continua depois da publicidade
A primeira delas é o Campeche e o point do Riozinho. A praia, que fica em frente a Ilha do Campeche, é famosa por ser frequentada por praticante de esportes. Desde o frescobol até o vôlei. Há ainda grupos que praticam slackline e aparelhos para fazer exercícios físico como barra, apoios, e abdominais. A praia também é reduto de alguns praticantes de kitesurfe.
Seguindo depois da praia do Morro das Pedras, está a Armação. De lá partem as escunas que levam até a Ilha do Campeche, um passeio imperdível. Na Armação também fica a Igreja Sant’Ana, construída em 1772. Após duas restaurações o prédio foi bastante modificado, mas ainda é visitado. A praia leva esse nome pois há muitos anos era o local para a pesca de baleia, atividade extinta atualmente.
Ao lado da Armação está a praia do Matadeiro. Ideal para os surfistas, a o Matadeiro tem mar de ondas fortes e com repuxo. A praia conserva vegetação rasteira e mata nativa. Não é possível chegar até a praia de carro. O ideal é estacionar na Armação e passar por uma ponte. A praia leva esse nome porque antigamente as baleias pegas em armadilhas na Armação eram mortas no Matadeiro.
Continua depois da publicidade
Seguindo pela rodovia SC-406, chega-se por fim na Praia do Pântano do Sul. O praia de águas calmas é reduto de pescadores e restaurantes. A partir do Pântano, há diversas trilhas que levam a outras praias como a Lagoinha do Leste, Solidão e Saquinho.
Dicas
Reunimos dicas de quem conhece bem a região do Campeche. São preciosidades de um dos lugares mais bonitos de toda a Ilha de Florianópolis.
> Pedra do Urubu: panorâmica imperdível
Seguindo pela avenida do Campeche, uma das principais do bairro, tem-se acesso à rua Pau de Canela. Dali partem três entradas para uma trilha que leva à Pedra do Urubu. A principal sai da servidão Brasiliano. Uma caminhada de 30 a 40 minutos leva à Pedra, que precisa ser escalada. Do topo, tem-se uma visão completa de várias das praias da Ilha, desde a Armação até Moçambique.
Continua depois da publicidade
> Para não se estressar
Na temporada, não saia do Campeche depois das 18h. O trânsito fica muito parado e você pode passar muito tempo no carro ou no ônibus até voltar para casa ou para o seu hotel. Se você está a pé, chegar até um caixa eletrônico no Campeche pode ser um pouco complicado. Os mais próximos estão no Trevo do Rio Tavares, a cerca de 4 quilômetros da entrada principal da praia. A dica é a bicicleta.
Como chegar
De carro: saindo do Centro, da avenida Governador Gustavo Richard acesse o túnel Antonieta de Barros e, em seguida, a Via Expressa Sul e depois a SC-405.
De ônibus: do terminal do Centro (Ticen), pegue a linha Campeche (462) ou Campeche via Capela (472), da empresa Insular. Confira os horários e itinerários dos ônibus.
Continua depois da publicidade
De bike: partindo da Lagoa da Conceição o destino pode ser pela Osni Ortiga até o avenida Pequeno Príncipe. Dobre a esquerda e já estará na praia. São 10 quilômetros até o Campeche.