A praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, está totalmente própria para banho, segundo o novo relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Houve melhora em dois pontos da região em relação ao mapa de balneabilidade da semana passada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis no WhatsApp
A última coleta de amostras no Norte da Ilha de Santa Catarina foi feita na segunda-feira (9). Os dois pontos que tiveram melhora na balneabilidade ficam na frente da Avenida dos Salmões e no final da Avenida dos Búzios, em frente à rotatória sentido Praia do Forte. Na semana passada, apenas o ponto que fica na Avenida dos Pampos, região próxima a beach clubs, estava próprio.
A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com o IMA, de segunda a quarta-feira. O relatório semanal com a atualização de todas as praias catarinenses é divulgado na sexta-feira.
Maioria das praias do Norte seguem impróprias
Apesar da melhora em Jurerê Internacional, as praias de Jurerê, Canasvieiras e Ingleses, principais destinos no Norte da Ilha, seguem impróprias para banho e com a pior situação para banho em um início de verão em ao menos 21 anos.
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Florianópolis atribui o cenário de 2023 às fortes chuvas recentes que atingiram o município, o que aumentaria a vazão de dejetos para o mar. Desde o início do verão, a gestão municipal também colocou em xeque a atuação da Casan ao tratar do problema da balneabilidade, em especial em Canasvieiras, onde deságua o poluído rio do Brás.
Veja no mapa de balneabilidade em praias de SC
Leia também
Florianópolis é a capital do Brasil onde mais choveu em dezembro, diz Inmet
SC dá vexame com praias impróprias para banho no início da temporada
Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas iniciam ano com 28 das 32 praias impróprias, diz IMA