A três dias do início da 10ª etapa do World Championship Tour (WCT) na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), os preparativos para receber a elite do surfe mundial entraram em ritmo acelerado. A largada do Nova Schin Festival WCT Brasil ocorre na próxima segunda, dia 27, e se estende até o dia 4 de novembro.

Continua depois da publicidade

Esta será a primeira vez que o WCT desembarca em Santa Catarina. Desde a criação da divisão principal do Circuito Mundial em 1992, nunca a etapa sul-americana do WCT havia sido disputada fora do Rio de Janeiro.

Conforme o presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Xandi Fontes, a montagem completa da estrutura, que conta com dois palcos, um deles de área vip e arquibancada para 400 pessoas, e outro para centro técnico e imprensa, deve estar concluída até domingo.

Fontes disse que uma das novidades principais será a disponibilização de uma linha telefônica exclusiva, cujo número deve ser divulgado nesta sexta, para o público que deseja saber sobre as condições do mar e onde as baterias da competição serão disputadas.

É que dependendo do tipo de ondulação do mar e condições climáticas, as provas poderão ser transferidas para outras praias do litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

– Teremos uma unidade móvel que nos permite realizar a competição em qualquer ponto do litoral – informou.

– As únicas exceções são as praias da Guarda do Embaú, em Palhoça, e do Silveira, em Garopaba, que já possuem estrutura própria – complementou.

De acordo com ele, a decisão sobre o local das provas ocorrerá sempre durante a madrugada a partir de previsões meteorológicas colhidas em sites especializados.

Além disso, informantes estarão espalhados pelas principais praias catarinenses para dar detalhes à organização do evento. Mas a preocupação não se limita apenas a isso.

Continua depois da publicidade

Para garantir segurança aos atletas haverá no local ambulatório médico, uma unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel, um heliporto e agentes de turismo.

Para situações de emergência na água, três jets ski estarão prontos para fazer o salvamento. As feras do circuito mundial como o norte-americano Kelly Slater, seis vezes campeão do mundo, e o havaiano Andy Irons, campeão na última temporada, devem chegar a Florianópolis a partir deste sábado.

Slater está no WCT de Mundaka, na Espanha, na briga por uma vaga na final e de olho na liderança no ranking.