As ruas da praia da Ferrugem ficaram lotadas por foliões na noite de sexta-feira (12), que formaram uma grande aglomeração na localidade, embora as festividades de Carnaval tenham sido canceladas pela prefeitura de Garopaba, segundo comunicado publicado pelo município no dia 8 de fevereiro. No sábado (13), cenas de desrespeito aos decretos estadual e municipal voltaram a se repetir, inclusive na faixa de areia.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Imagens feitas em Ferrugem e publicadas nas redes sociais, mostram centenas de pessoas interagindo em grandes grupos no meio da rua. Ninguém cumpre o distanciamento mínimo exigido. A Polícia Militar, responsável por fiscalizar o cumprimento das regras, precisou dispersar a população.
Em uma das imagens feitas pela polícia, é possível ver os militares em uma barreira, enquanto os foliões se acumulam ao fundo.

Segundo a Associação Comunitária do Capão (Ascoca), todas as medidas sanitárias são cumpridas por moradores da comunidade e comerciantes locais, que trabalham ao lado da Polícia Militar, orientando os visitantes sobre as medidas, num trabalho “muito rígido pra não ter aglomerações”. Mesmo assim, o número de turistas registrado na região, é excedente.
Continua depois da publicidade
> Fim de ano tem aglomerações de pessoas e ruas lotadas na Praia da Ferrugem
Uma integrante da associação, que conversou com a reportagem, chegou a questionar a eficiência de um decreto que proíbe aglomeração, mas permite as locações que atraem o público demasiadamente nessas ocasiões de feriadão:
– O decreto não quer aglomerações, mas deu aval para alugarem tudo. E aí?
Prefeitura repudia cenas de aglomeração
Procurada pelo Diário Catarinense, a prefeitura não só admitiu que houve uma grande aglomeração, como afirmou que “repudia fortemente as cenas lamentáveis presenciadas”, ao se referir apenas ao sábado (13). Em nota enviada, a nova gestão também disse que presa pela saúde e pela vida, motivo porque teria reforçado as ações de enfrentamento à Covid-19.
> Cinco motivos para você conhecer Garopaba e Imbituba
O município disse, ainda, que “através do Decreto 026/2021, cancelou as festividades de Carnaval do período entre 13/02/2021 e 16/02/2021, visando exatamente evitar aglomerações e exemplos de descuido com relação à forte pandemia que enfrentamos”.