A Praia Central de Balneário Camboriú, que passou por uma megaobra de alargamento, foi bastante castigada pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de semana. Imagens feitas pelo fotógrafo do Santa, Patrick Rodrigues, mostram que valas se abriram na faixa de areia, por onde a água correu da estrada em direção ao mar.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí direto no Whatsapp

Os degraus, que já tinha surgido de forma mais evidente em outubro, foram intensificados pela erosão. Na orla até porta de geladeira surgiu, além de um posto de guarda-vidas ter caído com a força das águas. Partes de uma estrutura metálica que também aparecem nas imagens cedeu conforme a areia foi levada para o mar.

De acordo com Rubens Spernau, gestor do Fundo Municipal de Outorgas da Prefeitura de Balneário Camboriú, a rede de drenagem pluvial não deu conta de dar vazão ao alto volume de chuvas. Como consequência, alagou a parte mais baixa da cidade, a orla, principalmente na altura da Praça Almirante Tamandaré.

A prefeitura reconhece que precisa melhorar a drenagem na região.

Continua depois da publicidade

— Nós temos o projeto para ampliar a drenagem antes de fazermos a reurbanização da Rua 2500 até o final da orla. Esse projeto está sendo finalizado e, de fato, no momento da urbanização da praia nós não a faremos sem drenagem nesse trecho, que é nosso trecho crítico sabidamente — afirma.

Um vídeo mostra que motoristas chegaram a usar a Praia Central como alternativa para fugir no alagamento na Avenida Atlântica. Para nivelar a areia novamente, a partir desta quarta-feira (21), máquinas serão usadas no local. A expectativa é que até o final de semana a situação esteja normalizada, se a chuva não voltar a castigar a região do Litoral Norte.  

A orla de Balneário Camboriú recebe milhares de pessoas todo ano para a queima de fogos de Réveillon. Antes das chuvas, a colunista Dagmara Spautz adiantou que a prefeitura está investindo R$ 2,7 milhões no show pirotécnico. A Secretaria de Turismo garante que até o dia 31 de dezembro tudo estará pronto para a apresentação.  As balsas com os fogos devem chegar no começo da próxima semana.

A largura da faixa de areia da praia passou de uma média de 25 para 70 metros. Os trabalhos começaram em março e terminaram em dezembro de 2021. A largura da praia foi aumentada em toda a extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros. O investimento ficou na casa dos R$ 88,5 milhões.

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú registra desabrigados e imagens aéreas mostram inundação

Veja fotos do estrago deixado pela chuva na Praia Central