Com a estreia de “Renascer”, a nova novela das 21h da Globo, vários temas ressurgem dentro do universo rural. Isso porque a trama aborda justamente a relação humana com a terra e a natureza na região sul da Bahia. E um dos assuntos de “Renascer” é a praga vassoura-de-bruxa, que devastou plantações brasileiras na década de 1990. Entenda a seguir o que é.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Vassoura-de-bruxa
A vassoura-de-bruxa, praga retratada na novela “Renascer”, é um fungo que ataca na formação da flores, frutos pequenos e ramos novos. Por consequência, os galhos secam e ficam parecidos com uma vassoura, enquanto a poupa apodrece.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do g1, antes de chegar em território nacional essa praga já havia destruído plantações no Equador e por volta da década de 1990 chegou no sul da Bahia, preocupando grande parte dos agricultores.
A região ainda lida com o problema e o clima pode ser um dos fatores que colaborem à proliferação desse fungo, com dias quentes e chuva na parte da noite. Mas atualmente existem recursos que ajudam as plantações, para que elas resistam ao fungo e sobrevivam até a colheita.
Da realidade para Renascer
Em Renascer, a personagem Cândida — interpretada por Maria Fernanda Cândido, vai retratar essa angústia de perder a própria colheita como consequência da vassoura-de-bruxa, se endividar e sofrer as cobranças constantes de coronéis da região.
Continua depois da publicidade
A trama segue com José Inocêncio, que assume a fazenda de Cândida e resolve o problema da praga, tornando-se o mais bem-sucedido coronel da região.
Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original
Como está o elenco de Renascer, 30 anos após a primeira versão
Como está o elenco de Mulheres de Areia, 50 anos após a novela