No aniversário de 350 anos, Florianópolis ganhou uma nova praça em um dos principais endereços da cidade. A Praça Forte São Luiz da Praia de Fora foi inaugurada no início da tarde desta quinta-feira (23), em evento com a presença do prefeito Topázio Neto, do governador Jorginho Mello (PL) e outras autoridades.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Praça Forte São Luiz foi construída por meio de uma parceria público-privada, firmada entre a prefeitura e o Grupo Habitasul. A empresa custeou a construção da praça e será responsável pela manutenção dela pelos próximos cinco anos. O espaço fica na esquina da Avenida Beira-Mar Norte e das ruas Mauro Ramos e Bocaiúva, em frente ao Beiramar Shopping, no Centro de Florianópolis.

Veja fotos da nova praça

Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping
Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping (Foto: Marcos Schmitt, NSC TV)
Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping
Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping (Foto: Jean Laurindo, NSC)
Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping
Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping (Foto: Jean Laurindo, NSC)
Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping
Praça Forte São Luiz ficam em frente ao Beiramar Shopping (Foto: Jean Laurindo, NSC)

Com 2 mil metros quadrados de área, o local tem como uma das marcas do projeto os chafarizes instalados em um círculo central, rodeado por cadeiras, árvores e canteiros. A inspiração foi o antigo forte, uma das construções que buscavam proteger a Ilha de invasões e que existiu no local até 1839.

As obras duraram cerca de seis meses. O projeto é da arquiteta Juliana Castro e foi doado pelo Beiramar Shopping. Após a demolição do Forte São Luiz, o terreno deu lugar a um largo, mas ainda pertencia ao Exército. Em 2018, foi doado à prefeitura, o que permitiu a transformação do terreno na nova praça.

Continua depois da publicidade

Localização privilegiada

O diretor-presidente da Habitasul, Sérgio Ribas, conta que além da construção e da manutenção da praça, o grupo cogita levar à nova praça eventos que hoje ocorrem em Jurerê e que se ajustem às características do espaço.

— Estamos em Florianópolis há mais de 40 anos empreendendo em Jurerê, e é uma oportunidade de retribuir à cidade o acolhimento que a empresa teve nesses 40 anos, e demonstrar o quanto estamos compromissados com a cidade, com o futuro, com as novas etapas que vão ser desenvolvidas em Jurerê, outros empreendimentos que temos pensados na cidade — afirma.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), destacou o fato de a nova praça ter sido construída pelo modelo de parceria público-privada, sem necessidade de recursos do poder público, e frisou que a ocupação do espaço era um anseio da cidade já há 40 anos.

— Está aos pés do maciço do Morro da Cruz. É um espaço que todas as pessoas que moram aqui, seja no Morro do Céu ou em todas as outras comunidades, vão poder vir e aproveitar esse espaço tão bonito — pontuou.

Continua depois da publicidade

Topázio também destacou que a área pode levar mais movimento à região.

— É uma localização estratégica e certamente vai chamar a atenção de todos que passarem aqui —frisou.

Leia também: Quantas Florianópolis cabem aqui? As histórias de quem escolheu viver na Capital nesses 350 anos

A nova praça, de fato, já chamou a atenção de moradores durante o evento de inauguração. Conceição Fonseca, que está há 20 anos em Florianópolis, mora perto do novo espaço de convivência e diz que pretende passar a frequentá-lo. Na manhã desta quinta, ela já aproveitou para garantir fotos em frente aos chafarizes.

Passava por aqui e sempre me perguntava se iria sair mesmo a praça. Mas foi rápido, foi uma surpresa. É um espaço bom para vir, bem localizado, de frente para a Beiramar — elogiou.

Continua depois da publicidade

Antes mesmo da inauguração, em meio ao calor do fim de verão, crianças já se renderam aos jatos de água dos chafarizes. A corretora de imóveis Ana Carolina Soares está a apenas três meses em Florianópolis. De passagem pelo Centro nesta quinta, viu a movimentação na nova praça e parou para conhecê-la.

— Parece um bom espaço para sentar para conversar, bater foto, ler um livro, trazer os parentes. Quando os meus vierem para Florianópolis, quero trazer — contou.

Leia também

Quais são as 10 perguntas mais feitas no Google sobre Florianópolis

Conheça as lendas das bruxas que levaram Florianópolis a ser chamada de “Ilha da Magia”

Centro de Florianópolis vira estúdio do Jornal do Almoço ao vivo; confira os bastidores