Após anos de impasse, a mudança da praça de pedágio da BR-101, em Palhoça, deve começar a sair do papel em junho. A informações foi confirmada pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em audiência com o prefeito Ronério Heiderscheidt, em Brasília, na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

A estrutura será transferida do km 222, que divide o município ao meio desde 2009, para o km 245, limite entre Palhoça e Paulo Lopes.

– A mudança da praça de pedágio de Palhoça é uma reivindicação da comunidade e, junto com o prefeito Ronério, o Governo Federal vai concluir a negociação até o final do mês de maio e iniciar a obra do novo pedágio – afirmou a ministra.

A reunião também serviu para discutir conflitos que estavam atravancando a transferência. Ideli afirmou que pretende solicitar ao Ministro do Transporte, Paulo Sérgio, que interceda na negociação com a Autopista Litoral Sul, para que a concessionária assuma a administração e manutenção no Morro dos Cavalos, onde há áreas com risco de deslizamentos. Com a mudança, a concessionária vai incorporar mais 23 quilômetros ao trecho duplicado da BR-101.

Continua depois da publicidade

Já a construção da quarta pista no mesmo trecho, no sentido Palhoça/Paulo Lopes, será executada pelo Governo Federal, através do DNIT.

Em nota, a Autopista Litoral Sul informou que aguarda a definição do Governo Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no que diz respeito à mudança da praça de Pedágio de Palhoça. A possível alteração no valor da tarifa depende da decisão da incorporação do novo trecho. Segundo eles, quaisquer mudanças contratuais devem ser definidas pela ANTT.