O governador Raimundo Colombo (PSD) quer concluir a reforma do colegiado estadual nesta semana. Ontem, ele conversou com integrantes do PSDB e do PP para dar sequência às mudanças e confirmou três alterações que vinham sendo especuladas. Aprimeira mudança sacramentada foi a participação do PP no governo apenas depois das eleições municipais de outubro. A decisão foi comunicada ao governador em um almoço com a bancada e com a executiva do partido. Os pepistas já vinham apoiando o governo na AL, mas ainda sem cargos.
Continua depois da publicidade
A segunda delas é de que a indicação para a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte será da bancada tucana. O nome ainda não está definido, mas continuam sendo cogitados o prefeito de Imbituba, Beto Martins, e o ex-prefeito de Balneário Camboriú Rubens Spernau.
A terceira mudança confirmada no PSDB foi a saída do secretário Serafim Venzon da pasta de Assistência Social, Trabalho e Habitação. No lugar de Venzon, Colombo deve colocar um técnico da área. No ano passado, o governador apontou a pasta da Assistência Social como um dos setores prioritários de sua administração. Para manter o mesmo espaço no governo, o PSDB vai tentar emplacar um novo nome na Secretaria de Educação – já que a saída de Marco Tebaldi (PSDB) também já é certa.
Colombo teria sinalizado a intenção de promover o secretário-adjunto Eduardo Deschamps, que é filiado, mas o partido não se sente contemplado com a indicação. Ontem, Colombo convidou o deputado estadual tucano Dado Cherem e o secretário Venzon para conversar sobre os remanejamentos na equipe. Na terça-feira da semana que vem, toda a bancada do PSDB deve ser recebida pelo governador para tratar sobre os cargos.
Continua depois da publicidade