O ILS, instrumento de auxílio à navegação que facilita o pouso das aeronaves em condições de mau tempo, deve entrar em operação no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola no mês de junho.

Continua depois da publicidade

A previsão foi dada nesta terça-feira pela Força Aérea Brasileira (FAB). Importado da Alemanha, o equipamento chegou ao Porto Itapoá no início da madrugada desta terça a bordo do navio Santa Catarina.

Ainda de acordo com a FAB, o desembaraço alfandegário, processo burocrático para que a carga possa ser liberada, começará no próximo dia 18. A expectativa é de que o procedimento leve alguns dias e o equipamento seja entregue no aeroporto no dia 25.

Já a instalação do sistema no terminal joinvilense está prevista para começar no dia 4 de março. A estimativa é de que sejam necessários 90 dias. O prazo inclui também os testes de homologação, o voo de aceitação e a entrada em operação do sistema.

Continua depois da publicidade

A partir desse momento, o aeroporto de Joinville estará habilitado a operar por instrumento. A FAB reforça que, para utilizar o pouso por instrumentos, o piloto deve estar habilitado. Com a entrada em operação do ILS, a expectativa é de que haja redução nos cancelamentos de voos por causa do mau tempo em Joinville.

– Ter o cronograma é uma boa notícia. Mas junho ainda está muito longe. Vamos trabalhar para antecipar esta instalação -, afirma o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte.

Na manhã desta quarta-feira, o secretário terá uma reunião com o superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann, para tratar sobre temas como a instalação do ILS e o andamento das desapropriações para a ampliação do terminal.

Continua depois da publicidade

Para a instalação do ILS, coube à Infraero realizar as obras de infraestrutura. Os trabalhos foram realizados e entregues no final do ano passado.

CRONOGRAMA

Fevereiro

Dia 18 – Início do desembaraço alfandegário para que o ILS possa ser retirado do Porto Itapoá e levado para o Aeroporto de Joinville.

Dia 25 – Previsão de chegada do equipamento ao aeroporto.

Março

Dia 4 – Início da instalação do ILS. A expectativa é de que o procedimento dure 90 dias. Além da instalação, são necessários testes para homologação e voo de aceitação para entrada em operação do equipamento.

Continua depois da publicidade

Junho

Mês em que está previsto o início das operações com o ILS.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica