Moro em Timbé do Sul há 57 anos. Tenho um bar-museu, localizado na Estrada Geral, no Bairro Vila Belmiro, com mais de 2 mil peças, que chamaram a atenção de curiosos e pesquisados de universidades como a Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Continua depois da publicidade
Conheço a história de muitos que acreditavam num futuro promissor para o município. Porém, houve mudanças. Durantes anos as empresas investiram, mas faliram. Com isso, as famílias se mudaram para tentar uma vida melhor. Temos uma natureza farta, mas poucos recursos para utilizá-la na economia.
Apesar desses problemas, muitos que moram aqui acreditam que podemos usufruir da riqueza que temos. A luz do fim do túnel é o asfalto da BR-285. Em setembro, será iniciada a obra que ligará nosso município ao Rio Grande do Sul e faremos parte do corredor da América Latina. Com a obra, a infraestrutura e o turismo rural serão desenvolvidos.
Em nosso turismo temos furnas, trilhas e cânions. Com o asfalto, pessoas de outros locais se interessarão em Timbé do Sul e, consequentemente, investirão em postos, hotéis, pousadas, trazendo mais empregos e oportunidades. Estamos esperançosos com esta obra. Todos nós, moradores de Timbé do Sul, observamos um grande potencial no município. Podemos comparar nosso lugar como uma rosa desabrochando.
Fala do prefeito
Continua depois da publicidade
– Com as obras, nosso município desenvolverá atividades que vão mexer com a economia – Eclair Alves Coelho
Saiba mais
População: 5.308 habitantes
Localização: Sul, a 61 km de Criciúma
Área: 333,58 quilômetros quadrados
Emancipação: 23/09/1967
Atrativos: turismo ecológico, de aventura e rural
Características: primeiros que chegaram à cidade foram gaúchos descendentes de italianos
Curiosidades: nome Timbé vem de uma planta conhecida por taimbé. Como os colonizadores falavam mal o português, a pronúncia ficou timbé
Particularidades: cidade sedia o Festival Sul- Brasileiro de Voo Livre