Nesta segunda-feira (03) quem foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro da Ilha em busca de uma dose da vacina contra gripe precisou ter paciência. Este é o primeiro dia em que toda a população pode se imunizar e só nesta manhã a coordenadora da Unidade estima a aplicação de aproximadamente 200 doses, procura sem precedentes de acordo com a coordenação do posto.
Continua depois da publicidade
— Nós costumamos abrir para vacinação todos os anos após o fim da campanha, mas como era uma decisão da UBS, acho que não tinha tanta divulgação. A procura está bem maior do que esperávamos. Pedimos um reforço de mais mil doses para Secretaria de Saúde do Município, elas estão previstas para chegar a tarde — comenta Edla Gonzaga, coordenadora da Unidade de Saúde do Centro.
Na Capital, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que apenas 61,21% do grupo prioritário recebeu a dose, o pior resultado entre as principais cidades do Estado. Os índices mais baixos estão entre as crianças, grávidas e mães 45 dias após o parto, apenas 55% compareceram ao postos dentro do prazo.
Hoje a história era outra, as crianças lotaram a sala de espera. Letícia de Lima (32) trouxe os três filhos para fazer a vacina e já se imunizou. O bebê Miguel ainda é muito pequeno para essa dose, mas outros dois Isaac e Davi precisaram encarar o medo da agulha.
— Esse momento é sempre complicado, as crianças não querem tomar a vacina por que dói. Como mãe a gente faz o possível, eu abraço eles durante a aplicação para tentar deixar isso mais fácil. Com a correria acabei deixando para traze-los na última hora, mas sempre explico para os meninos que é muito importante tomar a vacinar — diz Letícia
Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, a imunização será realizada enquanto durarem os estoques. A cidade reservará apenas o número de aplicações necessárias para as crianças, que tomam a vacina contra a gripe em duas doses fracionadas. O esquema vale para aquelas que tem a partir de seis meses e menos de 5 anos.
Imunização em SC
O Ministério da Saúde (MS) não enviará novas doses da vacina para os municípios aplicarem no público geral, por isso locais que atingiram a meta de imunizar 90% do público alvo não estão fazendo a vacina, já que não há excedente. É o caso de São José, na Grande Florianópolis, o município vacinou 97,85% de todo o público-alvo da campanha.
Entre as maiores cidades do Estado, apenas Chapecó foi além do pedido pelo MS, imunizando 96,15%, de acordo com os dados Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPINI). No restante de SC, Criciúma foi quem ficou mais perto da meta com 87,26%, Joinville encerrou a campanha com 71,87% e Blumenau imunizou 68,63% do grupo prioritário do município.
Outras formas de prevenção
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC) reforça que durante o inverno é importante lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, limpos com álcool, e não compartilhar itens de uso pessoal, como copos e talheres.
Continua depois da publicidade