Os postos de saúde de Chapecó suspenderam os chamados atendimentos eletivos, que não são de urgência e emergência, a partir desta quarta-feira (24). A medida é válida para as 26 unidades do município e fica em vigor até 5 de março.

Continua depois da publicidade

A suspensão foi determinada em uma portaria assinada pelo secretário de Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan.

> SC receberá 59,5 mil doses de vacina contra Covid-19 da Astrazeneca nesta semana

Permanecem sendo atendidos os casos de urgência, condições agudas de saúde de pacientes crônicos e testes do pezinho, todos esses serviços feitos no período da manhã. À tarde, as unidades se voltam ao atendimento de pacientes com problemas respiratórios.

O secretário de Saúde de Chapecó explica que a medida ocorre por conta do agravamento do cenário epidemiológico do novo coronavírus na região, que exige reorganização dos serviços para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.

Continua depois da publicidade

Somente na UPA-24 havia 46 pacientes internados até a terça-feira (23), com sintomas de Covid-19.

A suspensão dos atendimentos eletivos nos postos de saúde é mais uma medida que busca conter o cenário de colapso no serviço de saúde de Chapecó e região. Desde o início de fevereiro, o Oeste vive uma alta de casos de Covid-19 e de internações pela doença. Sem leitos disponíveis, a região teve pacientes transferidos para outros locais do Estado e ganhou mais de 20 novos leitos de UTI para comportar a demanda atual de casos de coronavírus. Nesta semana, Chapecó anunciou toque de recolher e fechamento de atividades para tentar frear o contágio.

Segundo o último boletim do governo do Estado, de terça-feira, o Oeste tinha 90,5% de ocupação dos leitos adultos de UTI, o que representava 14 leitos vagos entre os 147 existentes nos quatro hospitais da região.

Leia também

> Pelo 4º dia seguido, SC registra maior número de internados em UTIs por covid-19

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

> Chapecó tem 93 denúncias no primeiro dia com novas restrições e fechamentos