Os postos de gasolina da Grande Florianópolis vão receber combustível nesse feriado de Corpus Christi. Com isso, a ideia é que todos os estabelecimentos tenham gasolina comum, que é a prioridade, nas bombas.
Continua depois da publicidade
– Hoje, a base da Petrobrás em Biguaçu estaria fechada, mas em negociação com a Polícia Militar conseguimos que operasse no feriado. Caminhões estão saindo para abastecer mais postos da região – afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Lurran Nascimento de Souza.
Entre terça e quarta-feira, cerca de 50% dos postos da Grande Florianópolis – mais de 100 estabelecimentos – receberam mais de 1 milhão de litros de gasolina. Nesta quarta, segundo o Sindópolis, praticamente 100% dos postos foram abastecidos. No entanto, em alguns o combustível já terminou. Souza recomenda tranquilidade ao consumidor:
– Evite pegar fila. A gente está trabalhando para voltar à normalidade, e até segunda-feira todos os postos devem estar com estoque garantido.
O limite permanece de R$ 100 por consumidor e não há venda para galões. Essa restrição está sendo permitida pelo Procon, com a exigência de que o alerta esteja visível nos postos.
Continua depois da publicidade
A base da Petrobrás em Biguaçu fornece para postos de todas as bandeiras e de bandeira branca. Parte do combustível da Grande Florianópolis vem também de Itajaí, onde o bloqueio já se dispersou.
A prioridade é o fornecimento de gasolina comum, mas a aditiviada, o dieses e o etanol também já começam a ser distribuídos. Sobre os preços, o Sindópolis recomenda que os consumidores denunciem preços abusivos ao Procon.
Os revendedores também garantem que o esvaziamento dos reservatórios dos postos não coloca a qualidade do combustível em risco.
– Embaixo dos tanques dos postos existe um lastro, de 500 a mil litros, e na tubulação há filtros, para evitar que entre sujeira ao carro do consumidor – afirma Lurran de Souza.
Continua depois da publicidade