Durante os primeiros 30 dias de quarentena da Covid-19 na Grande Florianópolis, os postos de combustíveis acumulara um prejuízo de R$ 10 milhões. O levantamento é do Sindópolis (Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis). O vice-presidente do Sindicato, Joel Fernandes, disse que o valor médio de perda é de R$ 50 mil por estabelecimento.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Preço da gasolina
O preço médio da gasolina caiu 50% nas refinarias brasileiras desde janeiro, mas a redução nas bombas para o consumidor foi de apenas 10% nos postos de combustíveis de Santa Catarina nesse mesmo período de 2020.
Segundo Fernandes, as reduções nas refinarias ocorrem sobre o preço bruto da gasolina, onde não incidem sequer os impostos – somente o ICMS responde por 25% do preço do produto em SC.
— Essa redução não é no preço da bomba, é no preço que a Petrobras produz, e nesse preço não tem nem os impostos — reforça o dirigente.
Na composição do preço, além do valor bruto da gasolina pesam também os impostos, os custos dos postos e, mais recentemente, o fator pandemia.
Continua depois da publicidade