De acordo com informações de Zimmermann, os caminhões da distribuidora com gasolina e etanol estariam circulando até sem necessidade de escolta, liberados pelos manifestantes. Isso só não ocorre com caminhões de diesel, que ainda não estaria sendo liberado. O acesso foi facilitado depois que o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados De Petróleo Do Litoral Catarinense e Região (Sincombustíveis) obteve uma liminar que permitia a liberação do acesso à base da Transpetro, em Itajaí, onde são carregados os caminhões que abastecem os postos da região.
Continua depois da publicidade
Através de nota, a Polícia Militar de Blumenau disse que está fazendo operações de escolta de caminhões-tanque e que o primeiro comboio deve chegar em Blumenau no começo da noite desta quarta-feira. De acordo com a nota, vários postos receberão as cargas simultaneamente em diversos pontos de Blumenau. A PM pede também que a população tenha calma e busque os postos sem pressa e evitando tumultos.
Nesta terça-feira, seis postos de Blumenau também chegaram a conseguir uma liminar para receber escolta em carga de combustíveis, mas os estoques desta quarta devem chegar também a outros postos da cidade. Nos postos que obtiveram a liminar, às 9h30min desta quarta os diretores ainda negociavam a escolta dos caminhões. Dois desses postos, nos bairros Salto do Norte e Fortaleza, informaram que receberiam 10 mil litros cada um. Nesses pontos, quando a gasolina chegar, a venda deve ser limitada a R$ 50 por cliente.
– Solicitamos a escolta no trajeto e também nos postos em que serão vendidos os combustíveis. Nossa preocupação é com a segurança, não vamos abrir para a venda se não houver essa garantia – afirmou o gerente de um dos postos, Cléber Dalcastagne, preocupado com a proximidade de um dos postos com um ponto de bloqueio na BR-470, em Gaspar.
Sindicato deve sugerir venda limitada e acredita em normalização até sexta
Continua depois da publicidade
O presidente do Sinpeb diz que não é possível quantos ou quais postos terão combustíveis já nesta quarta porque isso dependeria da logística da distribuidora. No entanto, ele afirma que se não houver mais nenhum contratempo, até a sexta-feira a situação deve estar normalizada em todos os postos da região. São cerca de 270 postos nos 43 municípios atendidos pelo sindicato, entre Ilhota e Pouso Redondo.
– Fazemos um apelo para que a população forme as filas, se organize e tenha paciência, porque todos nós estamos no limite, esgotados. Mas que todos tenham paciência. Começou a liberar hoje e amanhã, na sexta-feira já volta a normalidade – tranquilizou Zimmermann.
O Sinpeb deve orientar os postos a nesse primeiro dia limitar a venda a R$ 100 por automóvel. A decisão, no entanto, deve caber aos postos. Em Gaspar, um acordo entre o sindicato e o Procon definiu esse limite para abastecimento no momento da retomada das vendas nos postos.
