Já é lei. Todos os postos de combustíveis em Santa Catarina precisam informar o consumidor se a gasolina oferecida é refinada ou formulada. Mas você sabe qual a diferença das duas? Nas ruas, em geral a resposta dos consumidores é não.

Continua depois da publicidade

A placa costuma indicar sempre gasolina comum, mas o líquido que sai da bomba nem sempre é o mesmo. A gasolina pode ter outro tipo de formulação, autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ela pode ser produzida pela combinação de cerca de 200 elementos químicos, como solventes, por exemplo.

Para virar gasolina, o petróleo é aquecido em várias etapas. O que sobra dessa fase, antes de virar gasolina refinada, é comprado por empresas formuladoras, que adicionam mais hidrocarbonetos até chegar em um composto que é comercializado.

A gasolina formulada tem um custo menor, por isso costuma sair mais em conta pro consumidor. O problema é que ela não tem uma boa fama. Muitos mecânicos não indicam e apontam que pode haver uma perda de até 10% na potência do motor.

A lei estadual, que passou a valer no fim do ano passado, é bem clara. O posto de combustível precisa informar se a gasolina é refinada ou formulada. Mas muitos postos ainda não tem o aviso necessário.

Continua depois da publicidade

– Pela nota que eu recebo, a gasolina é tipo C. Então vou simplesmente esclarecer o consumidor que minha gasolina é refinada. A gente vai acompanhar a lei, sem problema nenhum, repassar para os postos e associados para fazerem um banner e informarem o consumidor que a gasolina que ele está comprando tem aquela determinação pela ANP – afirma o presidente do Sindicato do Comércio de Varejista de Derivados do Petróleo (Sinpeb), Júlio Cesar Zimmermann.

Procon promete fiscalizar postos

Ainda é difícil encontrar um posto que tenha um aviso sobre o tipo da gasolina, mesmo sendo refinada. O Procon diz que em Blumenau não encontrou a gasolina formulada, mas vai cobrar do proprietário do posto a informação pro consumidor. Segundo o órgão, a multa nesses casos é de no mínimo 500 reais.

– Ela tem diferença de qualidade e de preço, então é importante que o consumidor saiba de qual está se abastecendo. O Procon vai fiscalizar, com certeza. Até já está tarde. Esta semana estamos com equipe fazendo pesquisa. Terminada a pesquisa, vamos liberá-la para fazer uma fiscalização.

É importante lembrar que a gasolina formulada é autorizada pala ANP. O combustível proibido é o adulterado. E pra identificá-lo é preciso fazer testes. Todos os meses o laboratório de combustíveis da Furb faz a fiscalização dos postos de Santa Catarina e do Paraná.

Continua depois da publicidade