O posto policial de Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha, será desativado em breve – ainda não há data defi nida – por conta da falta de estrutura. Atualmente o serviço atende em um casarão antigo, de propriedade da prefeitura tombado como patrimônio histórico – onde funcionava a intendência. Segundo o comandante em exercício do 21º Batalhão da Polícia Militar, major Fábio Matos de Melo, o prédio não permite o atendimento adequado à população.
Continua depois da publicidade
Não é a primeira vez que o posto, criado em 2008, é fechado pela polícia. Em maio de 2011 uma mudança na forma de patrulha, aliada ao baixo efetivo do 21º Batalhão, fez com que, ao invés de deixar dois policiais parados no posto, uma viatura passasse a percorrer as ruas dos bairros Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé. A mudança desagradou a população que, por meio do Conselho de Segurança (Conseg), pediu ao comando para reativar o local.
? Readequações necessárias
Agora a situação é outra, e o Conseg do bairro está desativado por conta de mudanças na diretoria. Major Matos afi rma que desta vez o posto não será fechado como em 2011 – apenas passará por uma readequação:
Continua depois da publicidade
– Estamos procurando outro imóvel para realocar o posto. O atual prédio não atende mais as necessidades da corporação. Queremos oferecer um serviço de qualidade à população e aos turistas, mas em um prédio antigo daqueles não dá certo – explica o major.
Nada muda com o efetivo
O fato da construção que abriga o posto ser tombada impede que sejam feitas reformas e adequações para atender melhor a população. Por isso, o comando do 21º Batalhão decidiu devolver o imóvel para a prefeitura. Segundo o major, nos próximos dias as chaves do prédio serão entregues ao poder público.
– Existe um temor quanto à condição do prédio, mas estaria especulando se dissesse que existe algum problema que exige reforma – diz o major.
Continua depois da publicidade
A PM já tem imóveis em vista para a instalação da base, mas prefere não revelar onde fi cam. Para suprir a demanda enquanto a base fi ca fechada, uma unidade móvel fi cará disponível nas ruas de Santo Antônio. O efetivo permanece o mesmo.