Dona Teresinha Coelho, de 60 anos, toma remédio controlado e precisa pegar receita com o médico do posto de saúde do Alto Aririú, em Palhoça, praticamente todo mês. Em janeiro, não conseguiu fazer isso porque nãohá médico atendendo na unidade
Continua depois da publicidade
A médica que atendia no local pediu demissão há duas semanas e agora sequer as fichas para consulta estão sendo distribuídas. O secretário de saúde de Palhoça, Rosinei Horácio, explica que a profissional passou em um concurso federal e deve trabalhar em outro município:
– A gente não sabe quando eles vão pedir demissão – explica Rosinei.
O secretário explica que fará concurso para resolver o problema, mas antes disso deve enviar um médico provisoriamente ao local, o que deve acontecer em até 15 dias. Este profissional não deve estar todos os dias na unidade e servirá como solução paliativa até que alguém seja contratado definitivamente.
Continua depois da publicidade
Rosinei garante que é a única unidade de saúde sem médicos no município. Em março, seis novos profissionais do programa Mais Médicos devem chegar em Palhoça para reforçar o atendimento.
Teresinha terá que esperar mais um pouco para buscar sua receita, mas no mesmo posto todos os outros serviços – dentista, psiquiatria, vacinação, curativos – estão funcionando. Se houver alguma emergência, os moradores do Alto Aririú poderão se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, que funciona 24 horas.