Duas importantes unidades de saúde que atenderão a população continental da Grande Florianópolis continuam em obras, após quase dois anos. Previsto para ser inaugurado em janeiro, o posto de saúde de Coqueiros só deve ser entregue em março, segundo a Secretaria de Saúde.

Continua depois da publicidade

A situação é mais crítica no Jardim Atlântico, onde está em construção a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Continente. As fundações da obra foram recém concluídas, e o prazo de inauguração, que já foi alterado três vezes, prevê a entrega somente no final do primeiro semestre, entre maio e junho.

Projeto teve que ser alterado

O secretário de Saúde, João Cândido, justifica que o atraso na construção da UPA ocorreu porque os testes iniciais no terreno não detectaram que, no passado, parte da área havia sido utilizada como lixão. Por esse motivo, o projeto original precisou ser modificado.

Continua depois da publicidade

Maior do estado

No estudo, foi feita a readequação da fundação da obra às condições do terreno.

– Para mudar o projeto, foi preciso obter uma autorização do Tribunal de Contas – explicou o secretário.

Ele afirma que, quando for inaugurada, a nova UPA será a maior de Santa Catarina e, com capacidade para realizar 535 atendimentos por dia, contribuirá para reduzir a pressão sobre os hospitais da região.

Está quase concluído

De acordo com a Secretaria de Saúde, o prédio do posto de saúde de Coqueiros está pronto e os equipamentos estão sendo instalados.

Continua depois da publicidade

– A obra está dentro do prazo. O que está em construção, agora, é o estacionamento – diz o secretário.

O terreno, que pertencia à Casan, foi doado à prefeitura em 2007, mas, segundo João Cândido, a obra demorou a sair do papel pois alguns moradores eram contra:

– Havia no Ipuf um projeto para a construção de uma rua ali. O Ministério Público chegou a embargar a obra, mas depois viu que o posto era mais importante.

Continua depois da publicidade

Vagas

O secretário de Saúde afirma que a contratação de funcionários depende da aprovação de um projeto de lei, que cria 969 vagas. Ele destaca que, se o projeto não for aprovado, pode comprometer a inauguração dessas obras.

UPA Continente

::: Localização: bairro Jardim Atlântico

::: Início da obra: agosto de 2010

::: Valor: R$ 3,5 milhões

::: Funcionários: 140

::: Leitos: 15 para observação e estabilização

::: Atendimento: 535 pacientes por dia

::: Estrutura: raio-X, ultrassonografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma e odontologia.

Posto de Saúde de Coqueiros

::: Localização: ao lado do Parque de Coqueiros.

::: Início da obra: agosto de 2010.

::: Valor: R$ 760 mil, com verbas do município e do Ministério da Saúde.

::: Funcionários: 28

::: Atendimento: 450 pacientes/dia

::: Equipes: dois dentistas, três médicos, três enfermeiros e seis agentes de saúde.

::: Estrutura: três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem e dois consultórios odontológicos, além de salas para exames ginecológicos, vacinação, pediatria e esterilização.