Será reaberto na próxima segunda-feira (23) o posto de Controle Migratório de Paraíso, próximo da ponte sobre o rio Peperi Guaçu, na fronteira de Santa Catarina com a Argentina. Aberto no verão passado, o posto chegou a registrar 48 mil entradas e saídas nos meses de janeiro e fevereiro. Isso representou cerca de 40% do total do movimento nos dois postos de fronteira, que somando as 69 mil entradas e saídas de Dionísio Cerqueira, chegou a 118 mil em dois meses.
Continua depois da publicidade
No entanto, com o fim das férias, o fluxo diminuiu drasticamente e o posto de Paraíso acabou sendo fechado no mês de junho pela baixa demanda, de cerca de 30 pessoas por dia.
Agora, com a retomada do fluxo principalmente de argentinos que vêm para passar suas férias no litoral catarinense, o serviço será disponibilizado novamente. O funcionamento será das 7h às 19h.
De acordo com o delegado da Polícia Federal Márcio Anater a tendência é de que o serviço seja oferecido nesse período de maior fluxo, que é o verão. Ele lembrou que o posto de Paraíso acaba diminuindo em quase 150 quilômetros a distância de algumas regiões da Argentina para a as praias catarinenses.
– Muita gente já estava perguntando sobre a abertura do posto de Paraíso. Poderá ter um aumento no fluxo neste ano – avaliou o delegado.
Continua depois da publicidade
Para o ingresso é necessário apresentar carteira de identificação válida e documento do veículo.
Ele ressaltou que no local não existe uma aduana de cargas como em Dionísio Cerqueira, portanto a entrada é só de veículos de passeio. Em Dionísio Cerqueira o registro de estrangeiros é feito durante 24h, enquanto em Paraíso serão apenas 12h por dia.
No ano passado 220 mil registros foram contabilizados nos dois postos.