Se o Grêmio passar pelo Fortaleza, o adversário nas quartas de final da Copa do Brasil será o ganhador do confronto entre Bahia, treinado por Paulo Roberto Falcão, e Portuguesa.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta, as equipes disputaram o jogo de ida. No Estádio Canindé, em São Paulo, não saíram do 0 a 0. Assim, quem vencer no jogo de volta, dia 10 de maio, em Salvador, avança à próxima fase. Empate com gols serve aos paulistas.

Jogo começa sem chances e Lusa tem jogador expulso

O começo de jogo foi morno. As duas equipes criaram chances de gol só que nenhuma levou perigo às metas de Wéverton e Marcelo Lomba. A Portuguesa tentava criar chances pela direita apostando na velocidade de Henrique e Ananias. Já o Bahia apostava em jogadas pelo meio campo e nos contra-ataques.

Pressionada, a Portuguesa começou a errar passes e cedeu espaços à equipe baiana. Aos 30 minutos, Zé Roberto arriscou e Wéverton fez a defesa. Dois minutos depois, a Portuguesa se complicou de vez. Após falha da Lusa no meio de campo, Zé Roberto roubou a bola e tentou arrancar. O meio campo do Bahia foi parado com falta por Léo Silva. O árbitro entendeu que o zagueiro era o último homem e o expulsou.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a expulsão a Lusa precisava do resultado e partiu para cima, só que os espaços para o adversário aumentaram. O Bahia criou boa chance na cabeçada de Fahel e a Portuguesa respondeu com Henrique chutando duas vezes na meta de Marcelo Lomba.

A melhor e última boa chance do primeiro tempo ocorreu já nos instantes finais de partida. Gerley tabelou com Júnior e saiu cara a cara com Wéverton. O lateral-esquerdo chutou cruzado e exigiu grande defesa do goleiro lusitano. Com essa oportunidade, o jogo foi para o intervalo empatado.

Árbitro ‘corrige’ expulsão no segundo tempo

Na segunda etapa, o técnico Geninho alterou o meio campo da Lusa colocando Boquita no lugar de Ricardo Jesus. Assim, parecia que a Lusa iria se fechar e se contentar com o empate sem gols. Mas a equipe paulista conseguiu criar oportunidades. Entretanto, com um a menos, o Bahia também chegava ao ataque.

Mal no jogo, Júnior saiu para a entrada de Ciro no Bahia. Nem deu tempo para perceber as consequências da substituição de Falcão. Aos 20 minutos, a Portuguesa saiu no contra-ataque, a bola foi alçada para Henrique, que foi derrubado por Gerley. O árbitro usou o mesmo critério do primeiro tempo e expulsou o lateral do Bahia.

Continua depois da publicidade

Com número igual de jogadores em campo, a Lusa criou boa chance aos 24 minutos. Boquita fez boa jogada e arriscou de fora da área. A bola passou com muito perigo da meta de Lomba. O Bahia respondeu aos 32 minutos. Gabriel cobrou falta na cabeça de Rafael Donato que cabeceou para fora.

As equipes tentaram buscar o gol só que erraram no último passe e na hora da conclusão a gol e o resultado não poderia ser outro: 0 a 0 foi justo.